• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratórios

Laboratório de Estudos sobre Drogas, Saúde e Sociedade

Fábio Lopes
DPI
Docente
Fábio José Orsiin Lopes (coordenador)
Mateus Pratas Rezende (discente do curso de Psicologia)
Guilherme Theobaldo Ragioto (discente Psicologia)
José Leonardo Vignotti (discente Psicologia)
O Laboratório de Estudos sobre Drogas, Saúde e Sociedade, LED-UEM, iniciou suas atividades no ano de 2018 e foi institucionalizdo no ano de 2019.
Tem como objetivos principais a imersão em questões históricas, passando ao estudo da formação legal-institucional do que ficou conhecido como Proibicionismo, no plano internacional, para, em seguida, estudar as políticas públicas, sua implantação e desdobramentos à saúde, aos usuários e à sociedade como um todo. Também tem como foco o estudo de características e propriedades das principais drogas, lícitas e ilícitas, consumidas no Brasil atual. Entre os objetivos, destacam-se:
Estudar e aprofundar conhecimentos acerca das relações entre uso e abuso de drogas, saúde e sociedade; Estudar o Proibicionismo em seus aspectos histórico, legal e institucional; Estudar e compreender a Política Nacional sobre Drogas e a Política Nacional de Atenção Integral a usuários de álcool e outras drogas; Estudar a evolução do consumo de drogas na sociedade contemporânea.
Humanas
Grupo de estudos com encontros quinzenais e temáticas diversificadas; organização de eventos de natureza acadêmico-científica; elaboração de artigos e textos para publicação e disseminação de conhecimento qualificado sobre as drogas; apresentação de trabalhos em eventos; capacitação e formação continuada no campo de educação em saúde.
Drogas; Saúde; Sociedade.
2019
Sim
Não
Sim
Não
Não
Não

Áreas atendidas

Psicologia
nas áreas de Humanas, Sociais e Saúde, em geral.
Ainda não se aplica, mas está entre as metas.

Contato

Nenhum risco
Sim

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.