Laboratório NUPAGRI - Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura

Prof. Dr. Carlos Alberto Scapin
Profa. Dra. Adriana Gonela
Prof. Dr. Alessandro de Lucca Braccini
O Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, foi criado no que se refere aos seus aspectos administrativos e financeiros e didático-pedagógicos, pelas Resoluções No 748/2002-CAD e No 204/2003-CEP, respectivamente.
O Núcleo de Pesquisa Aplicada a Agricultura (NUPAGRI) originou-se de um Termo de Cooperação Técnica, firmado em 23/09/94, entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Ministério da Agricultura com o objetivo de propiciar à UEM a utilização dos Laboratórios do Setor de Pesquisa do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC). Em 16/06/94, o Reitor da UEM, Prof. Décio Sperandio, através da Portaria No. 1041/94-GRE, cria o Programa Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada à Agricultura (PROPAGRI), vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, bem como, define o seu Regulamento. Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo Programa, destacam-se: a realização de pesquisas na área agrícola, voltadas às culturas predominantes na região, o treinamento aos acadêmicos do curso de Agronomia da UEM; a realização de cursos de atualização para Engenheiros Agrônomos de Maringá e Região; bem como, o treinamento aos estudantes dos Cursos oferecidos pelo DAG.
Agrárias
No NUPAGRI, são desenvolvidos os seguintes projetos de pesquisa: Melhoramento Genético do Feijoeiro Comum Visando à Resistência A Doenças; Genômica Aplicada ao Melhoramento de Plantas; Melhoramento de Milhos Especiais: Pipoca Comum, Milho Doce, Milho Forrageiro; Caracterização e Conservação de Recursos Genéticos Vegetais: Algodão, Feijão Comum, Maçã, Mandioca; Avaliação da Qualidade das Sementes; Manejo e Tratos Culturais de Mandioca, Milho, Feijão, Soja, Canola; Melhoramento Genético Vegetal e Biotecnologia; e Tecnologia de Armazenamento e de Secagem de Sementes e de Grãos.
Produção – No que se refere à geração de produtos oriundos das pesquisas, o Nupagri já desenvolveu: 1) cultivar de mandioca Fécula Branca, introduzida para cultivo nos anos 90; 2) duas cultivares de milho; 3) duas novas cultivares de feijoeiro comum, as quais encontram-se me fase de registro no Ministério da Agricultura, e que, em breve, deverão estar ocupando as lavouras dos agricultores paranaenses; 4) aprimoramento das práticas de cultivo da mandioca com a introdução do cultivo mínimo e do plantio direto.
Com laboratórios modernos e desenvolvendo pesquisa de relevância, o Nupagri é reconhecido tanto no país quanto no exterior. Mediante as ações de professores membros, a UEM mantém Convênios Técnicos Científicos com renomadas Instituições Nacionais e Internacionais. Destacam-se os intercâmbios internacionais com a University of California (Davis); Michican State University; Texas Tech University; USA Department of Agriculture - USDA, ARS (USA); North Dakota State University; Japan International Research Center for Agricultural Sciences (JIRCAS); Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (UJAT); Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas - CONICET (Argentina), entre outras instituições.
Em seus vinte anos de atuação, a equipe de professores pesquisadores do Núcleo propiciaram a formação de 152 mestres e 93 doutores, em Agronomia e em Genética e Melhoramento, e a Supervisão de 19 pós-doutores.
Biotecnologia; melhoramento; sementes; produção; recursos genéticos.

Departamento de Agronomia
Agronomia