Laboratório Didático de Física Experimental I e II

Hatsumi Mukai
DFI
Docentes ministrantes da Componente curicular
Os laboratórios para o ensino de Física básica, voltada para a Mecânica, Ondulatória, Oscilações e Termodinâmica utilizam aparatos experimentais adquiridos de empresas, mas, a maioria foram construídos no laboratório metal mecânica juntamente com o laboratório de atividades eletrônicas, ambos do DFI, de experimentos sugeridos e desenvolvidos por docentes e técnicos de ambos os laboratórios, desde 1974. Em relação aos usuários do Laboratório de Física Experimental I e II, esta atende as componentes curriculares denominadas de Laboratório de Física Geral I/II e Física Experimental I/II dos cursos de Física e Engenharias em um total de no mínimo 7 cursos, e em média cada curso em torno de 6 turmas. Atendendo 3 turmas de forma simultânea.
Os laboratórios que até o ano de 2018 eram 2 situados no G67 salas 11 e 13 e G68-01, em 2019, houve uma readequação, e atualmente os 3 laboratórios estão situados no bloco G68. Cada laboratório têm 4 bancadas, com uma montagem experimental para cada bancada, alguns equipamentos são de uso comum, como por exemplo a balança. Além disso, os laboratórios são climatizados, possuem quadro branco e uma pia. Os usuários tem também disponível, quando necessário, o uso do laboratório de informática do DFI para aprender a utilizar softwares para a confecção de gráficos.
Exatas e da Terra
O público alvo aprende o método científico sobre experimentos do conteúdo programático, entre esses, como utilizar e fazer leituras considerando a teoria de erros os seguintes instrumentos básicos, paquímetro, trena, régua, transferidor, cronômetro digital de dois tipos: um manual e outro por meio de sensores de tempo, e balança digital. Em relação aos equipamentos utilizados, aprendem a manusear e realizar e interpretar medidas em: trilhos de ar e seus componentes para o estudo da cinemática (MRU, e MRUV) e dinâmica translacional (leis de Newton), bem como nos processos de colisão elástica e inelástica; manusear pelo menos um dos dois tipos de plataformas rotatórias para o estudo do Mov. Circ. Uniforme e seus componentes, e encerram com o experimento de momento de inércia, analisada por meio da conservação de energia mecânica e por meio da dinâmica de translação acoplada à de rotação, em um sistema de discos acoplados na parede, aparato esse desenvolvido no DFI. Em relação ao Laboratório de Experimental II os equipamentos de medidas utilizadas na maioria são os mesmos Física Experimental I, acrescidas de multímetro, fonte DC, gerador de freqüência e amplificador. Os alunos além de aprender a trabalhar com esses instrumentos/equipamentos, aprendem também a manusear e realizar e interpretar medidas para estudar os processos oscilatórios (MHS, MHA) via Pêndulo Simples, tendo também o Pêndulo Físico e o sistema massa-mola; explorando os experimentos de ondulatória, contando com um sistema de corda vibrante e o tubo de Kundt para o estudo de ondas estacionárias. Nesses experimentos, a montagem experimental são todos confeccionados nos laboratórios do DFI, exceto os instrumentos de medida. No âmbito da termodinâmica, consta dos experimentos de dilatação linear, termômetro a gás, número de Avogadro, Calorimetria e Máquinas Térmicas. Exceto este último, o restante também utiliza equipamentos construídos no próprio DFI e UEM. As medidas e interpretações consideram a teoria de erros e gráficos.
Experimentos de Mecânica; Experimentos de Oscilações;
Experimentos de Ondulatória;
Experimentos de Termodinâmica

DFI; DEC; DEA; DEP; DEE; DEM; DEQ;
Física; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Eng. Elétrica; Eng. Mecânica; Eng. Química
PFI - Pós-graduação em Física - Estágio Docente

Nenhum risco