Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ciências e Biologia

Fúlvia Eloá Maricato
Maria Júlia Corazza
Paulo Inada
O laboratório de Ensino e Pesquisa em Ciências e Biologia, vinculado ao Departamento de Biologia da UEM, foi inaugurado em 19 de maio de 2011, no Bloco G-80, com o objetivo principal de subsidiar a formação inicial e continuada de professores, em especial, da área de Ciências e Biologia, que atuam ou irão atuar na educação básica ou no ensino superior. O espaço climatizado conta com acervo bibliográfico, equipamentos multimídia e material de apoio didático-pedagógico (cartazes, jogos e modelos didáticos, maquetes, materiais biológicos e paleontológicos, entre outros) para as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo grupo de docentes da área de ensino, em processos colaborativos com graduandos, pós-graduandos, estagiários, bolsistas e professores da educação básica.
Biológicas
- Aulas, atividades de planejamento e elaboração de materiais didáticos das disciplinas pedagógicas do curso de Graduação em Ciências Biológicas e das disciplinas dos programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), dos quais os docentes da área de ensino fazem parte;
- Reuniões e atividades diversas dos programas, com ênfase no ensino, na formação para a docência, na disseminação do conhecimento científico e na melhoria do ambiente e da qualidade de vida da população, desenvolvidos junto ao curso de Graduação em Ciências Biológicas, como: o Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência – PIBID, a Residência Pedagógica e o Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras”;
- Estudos e pesquisas realizados pelos docentes da área de ensino e seus respectivos projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Cursos, oficinas e palestras voltados à formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia e áreas afins da educação básica de Maringá e região.
Ensino de Ciências e Biologia; Formação Inicial e Continuada de Professores; Material Didático; Pesquisa Colaborativa.

Departamento de Biologia
Ciências Biológicas