Laboratório de citogenética de Peixes

Agentes Universitários:
Leonardo Garcia Mommensohn
Maria José de Barros da Silva
O grupo de citogenética de peixes da UEM desenvolve projetos de estudos cromossômicos em diferentes espécies de peixes que ocorrem em rios, lagos, lagoas e riachos da bacia do alto rio Paraná, no estado do Paraná bem como, em parcerias com pesquisadores de outros estados. Estes estudos envolvem análises cariotípicas em diferentes espécies de peixes para estabelecer relações evolutivas, citotaxonômicas, polimorfismos cromossômicos e conhecimento da estrutura e organização do genoma de peixes baseados em técnicas da citogenética básica e molecular. Além disso, utilizamos técnicas citogenética para avaliação do potencial citotóxico e/ou genotóxico de diversos tipos de contaminantes ambientais utilizando como modelo peixes, por meio de diferentes biomarcadores como, ensaio do cometa, testes do micronúcleo e de aberrações cromossômicas, análise de alterações morfológicas nucleares em eritrócitos de peixes e ainda, pela análise de histologia de tecidos. Esse conjunto de ferramentas visam subsidiar a estimativa da biodiversidade de peixes da região Neotropical para projetos de conservação genética e de monitoramento ambiental.
Biológicas
Informar as principais atividades desenvolvidas no laboratório, tais como medidas, análises, estudos, projetos...
cariótipo, genotoxicidade, heterocromatina, Pisces, polimorfismos cromossomos
1986