Laboratório de Biotecnologia Microbiana

Bianca Rosini (Doutoranda PBA);
Clenivaldo Pires da Silva (Doutorando PBA);
Katiuscia Kelli Montanari Coelho (Doutoranda PBA);
Verci Alves de Oliveira Junior (Doutorando PBA); Thaís de Oliveira Chaves (Doutoranda PBA); Ana Paula Ferreira (Mestranda PBA); Cíntia Zani Fávaro Polonio (Mestranda PGB)
O LBIOMIC - Laboratório de Biotecnologia Microbiana da Universidade Estadual de Maringá, fica lotado junto ao Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (Bloco H67). Realizamos pesquisas principalmente relacionadas à biodiversidade e bioprospecção de microrganismos endofíticos, que são aqueles que vivem dentro das plantas sem causar danos a saúde vegetal, podendo ainda serem promotores do desenvolvimento da planta hospedeira, propiciar proteção/controle de pragas e patógenos além de serem precursores de moléculas de interesse para a fitossanidade vegetal e químico-farmacêutica. Além disso, são realizados trabalhos relacionados a seleção de agentes de biorremediação (tratamento de resíduos têxteis), obtenção de nanobiocompósitos, estudos de organismos resistentes à radiação e obtenção de organismos geneticamente modificados.
Biológicas
No Laboratório de Biotecnologia microbiana são desenvolvidas pesquisas para a prospecção biotecnológica de microrganismos, principalmente endofíticos, trabalhando com as seguintes temas: Biologia Molecular - visando a taxonomia molecular destes microrganismos via extração de DNA, PCR e sequenciamento de DNA, com abordagens multi-locus; Bioinformática - utilização de softwares para a manipulação, análise e comparação das sequencias obtidas com outras depositadas nos Bancos de Dados; Prospecção de Produtores Enzimas - Seleção de microrganismos com potencial para a produção de Enzimas de interesse industrial (Amilases, Proteases, Quitinases, entre outras); Prospecção para Produtores de Compostos Secundários Bioativos - Seleção de microrganismos com potencial para produção de metabólitos com atividade antibacteriana e/ou antifúngica. Seleção de Biorremediadores - tratamento de ambientes contaminados com corantes têxteis; Controladores Biológicos - Fungos e Bactérias endofíticas com capacidade de controlar o crescimento de fitopatógenos ou outras pragas agrícolas; Obtenção de Microrganismos Geneticamente Modificados;
endofíticos; biologia molecular; microrganismos; radioisótopos; moléculas bioativas;
Patente, Programa de computador

DBC; DBI, DBQ, DEQ, DFS
Qualquer departamento que necessite desenvolver análises biológicas ou moleculares com microrganismos.
Biotecnologia; Ciências Biológicas;
PBA; PGB; PQU