Laboratório de cultura de Tecidos e Eletroforese Vegetal

DBC
Dra. Claudete Aparecida Mangolin
Dra. Sandra Aparecida de Oliveira Collet
O laboratório de Cultura de Tecidos e Eletroforese de Vegetais (LCTEV) foi estabelecido em 1990 com a finalidade de realizar experimentações com a cultura de tecidos in vitro (micropropagação) de diferentes espécies de plantas e utilizar técnicas de eletroforese de proteínas, enzimas e ácidos nucléicos para avaliar diversidade genética em diversas espécies de plantas cultivadas in vivo e in vitro. Em 2012, com a nova denominação do Departamento para Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular, a denominação de LCTEV foi mudada para Laboratório de Biotecnologia e Genética de Plantas.
Biológicas
Experimentações com a cultura de tecidos in vitro (micropropagação) de diferentes espécies de plantas (cactos, orquídeas, milho...) e utilização de diversos marcadores moleculares (td-PCR RAPD, SSR, EST-SSR, ISSR, ITS, AFLP, IRAP/REMAP, SNP) para avaliar diversidade e divergência genética em diferentes espécies de plantas cultivadas in vitro (cactos, milho, orquídeas), plantas cultivadas in vivo (cactos, orquídeas) e in situ (espécies de plantas forrageiras e plantas invasoras), e de plantas de interesse agronômico (milho, cana-de-açúcar, uvas, mandioca). No laboratório são desenvolvidos os projetos dos três docentes acima referidos, dos alunos de Iniciação Científica (PIBIC: 4), Graduação (TCC: 1), Mestrado (5), Doutorado (7) e do estagiário de Pós-doutorado PNPD.
cultivo in vitro, diversidade genética, marcadores moleculares
Patente

Biotecnologia, Genética e Biologia Celular