Laboratório de Pesquisas Antropológicas - LaPA

Thomás Antonio Burneiko Meira
DCS
Prof. Dr. Thomás Antônio Burneiko Meira -- coordenador;

Prof. Dr. Fagner Carniel -- vice-coordenador.
No seu surgimento, o Laboratório de Pesquisas Antropológicas da UEM (LaPA/UEM) esteve vinculado ao Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) desta mesma Universidade, desdobramento do LEEH/USP (Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo). Constituiu-se inicialmente como um espaço institucional voltado às pesquisas, discussões e produções científicas sobre evolução humana realizadas no âmbito das Ciências Sociais, sobretudo com base nos aportes teóricos das relações natureza/cultura.

Atualmente como coletivo autônomo, o LaPA/UEM ampliou o seu escopo de atuação, com intenção de, nas suas atividades, se caracterizar como um “Laboratório” voltado às experimentações realizadas desde tendências surgidas nas discussões antropológicas contemporâneas. Trata-se, assim, de um agregado composto por discentes, docentes, pesquisadores e colaboradores externos, com o objetivo de promover estudos, debates, projetos de pesquisa, cursos e eventos de extensão, a partir de entradas e inspirações candentes, como as da antropologia simétrica, da cosmopolítica, da virada ontológica, do perspectivismo, da filosofia da diferença, do afrocentrismo e améfricanismo, do pensamento decolonial etc. Desde essas chaves, entre outras, ainda imprevistas, o LaPA/UEM quer viabilizar experimentos conjuntos – institucional e etnograficamente localizados – sobre limites e potências das propostas de inovação, teóricas e metodológicas, em curso na antropologia.
Humanas
Estudos e discussões de obras e tendências antropológicas contemporâneas. Produção de pesquisas e artigos científicos. Promoção de cursos e eventos de extensão universitária.
Antropologia; Teoria Antropológica; Etnografia.

Departamento de Ciências Sociais (DCS).
Ciências Sociais.
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC).
Sociologia; Filosofia; História.

Nenhum risco