Laboratório de Mecânica Computacional

blocoexperimental
Rafael Alves de Souza
DEC
No segundo pavimento do Bloco C67 encontra-se o Laboratório de Mecânica Computacional (LMC), que por sua vez destina-se às atividades de ensino e ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas da Mecânica Computacional aplicada à Engenharia de Estruturas. Os principais equipamentos do laboratório de Mecânica Computacional são: 02 Microcomputador Intel Core I7, 4 Gb de memória; 01 Impressora Laser (Cânon); 1 licenças Software Sap 2000 módulo não-linear; 1licenças Software Eberick – versão máster; 5 licenças Software TQS-DOS – versão acadêmica; 2 licenças Software Cypecad – Concreto Armado – versão 97; 1 licença Software Cypecad – Metálica 3D – versão 2011.2; 01 Software SALT-UFRJ – versão para estudante; 01 Software Intellicad – versão CAD; 01 Software Lajes; 1 licença Software PLAXIS – versão 10.0 (educacional), 1 licença software ATENA2D, 1 licença software ATENA3D e 1 licença QiCAD Viewer V4, TransCAD versão 4.0 da Caliper Corporation; Ufosnet versão 2.1; AutoCAD 2007; Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Access); Integration versão 2.30 (small e medium); QueensOd versão média; HCM 2000 (manual em CD); 1 licença do programa Matlab versão 6.0; Studio DV versão 7; InRoads; ArqView 9.1 da ESRI. 10 licenças do pacote de programa da Bentley (Bentley Haestad Methods Solutions, Building, Geospatial, Civil, Plant, Structural, REI), 1 licença do programa ATENA, 1 licença do programa ADINA e 1 licença do programa ABAQUS.
Engenharias
O LMC tem sido importante no desenvolvimento das simulações necessárias no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV), possibilitando aos mestrandos a utilização de programas computacionais de ponta para a análise não-linear de estruturas
concreto, aço, análise não-linear, métodos computacionais, análise numérica, método dos elementos finitos
Não, Programa de computador