Laboratório de Catálise Heterogênia e Biodiesel - LCHBio

Marina Camargo Oliveira;
Rodrigo Zunta Raia;
Vitor Anthony Duarte
O Laboratório de Catálise Heterogênea e Biodiesel - LCHBio - é um dos laboratórios de pesquisa do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá.
Localizado no Anexo II, sala 4, conta com 40 m² de área construída, em ótimo estado operacional, equipado com mobiliário e equipamentos adequados às práticas laboratoriais (vidraria, destilador e deionizador de água, pHmetros, mufla, estufas, capela com sistema de exaustão, centrífugas, bombas de vácuo, evaporador rotativo, chapa de digestão, banho termostatizado com recirculação externa, banho Maria tipo Dubnoff, geladeira duplex, balanças analítica e semi-analítica etc.).
Além disso, possui dois cromatógrafos a gás, Varian 3800 Master e Shimadzu GC2010 Plus, ambos com sistema de detecção por ionização de chamas. Reatores Parr modelos 4842 e 4848 com controle de temperatura e agitação, unidade de reação multipropósito a baixa pressão e Reator de leito fixo para avaliações catalíticas a altas pressões e temperaturas, acoplado ao cromatógrafo para análise em linha.
Para síntese de peneiras moleculares (Zeólitas e amorfos mesoporosos) o laboratório possui estufa com sistema de agitação mecânica, autoclaves em aço inox revestidas internamente com teflon, agitadores com sistema de aquecimento e controle de temperatura e agitadores mecânicos.
Engenharias
No LCHBio são realizados estudos e desenvolvimento de catalisadores heterogêneos para reações de hidrotratamento de hidrocarbonetos provenientes de fontes renováveis, além de avaliações catalíticas e de transferência de massa em sistemas catalíticos. Também se trabalha com desenvolvimento de catalisadores de enzima suportada para reações de transesterificação de óleos vegetais. Além disso, no LCHBio são desenvolvidos estudos de propagação de microalgas voltadas para a produção de lipídeos para posteriores conversões catalíticas. Os estudos desenvolvidos no laboratório possuem o enfoque na produção de Biodiesel, Greendiesel, Bioquerosene de aviação e óleos base para produção de lubrificantes de alto desempenho de origem renovável.
O laboratório possui interação e desenvolve pesquisas em parceria com CENPES/PETROBRAS.
Biodiesel;
Catalisador;