Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas - LEPAC

whatsapp-image-2020-10-20-at-151420
Rosilene Fressatti Cardoso
Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina
Professores, Técnicos de nível superior, Técnicos de nível médio, auxiliares de serviços gerais e zeladoria lotados no Departamento de Análises Clinicas e Biomedicina.
O LEPAC – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas afeto ao Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da Universidade Estadual de Maringá, criado em 1982 como projeto de ensino que passou a funcionar em caráter permanente a partir de 1983. Inicialmente foi criado para viabilizar as disciplinas profissionalizantes do curso de Farmácia e, mais recentemente, do curso de Biomedicina. Ao longo do tempo, as atividades desenvolvidas ampliaram as possibilidades do ensino na área de análises clínicas, consolidando o LEPAC como centro de apoio ao ensino de graduação e de pós-graduação, especialmente nos programas de Mestrado e Doutorado em Biociências e Fisiopatologia, em Ciências da Saúde e no programa de Residência em Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas na Atenção à Urgência e Emergência, da Universidade Estadual de Maringá.
É Laboratório de Referência da macrorregião Noroeste do Paraná, que abarca 113 municípios, disponibilizando exames laboratoriais de alta complexidade que não são realizados na Rede Básica do Sistema Único de Saúde e rede privada. Faz parte da Rede de Laboratórios de Quantificação de Linfócitos T CD4+ e CD8+ e da Quantificação da Carga Viral do HIV, das hepatites B e C do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, atuando também no monitoramento de pacientes portadores crônicos das hepatites B e C, atendendo as 11ªRS, 12ªRS, 13ªRS, 14ªRS e 15ªRS.
Participa da Rede de Teste Rápido para a Tuberculose, do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/DEVIT/SVS/MS).
É o único laboratório especializado no diagnóstico de fungos patogênicos (Paracoccidioidomicose, Histoplasmose) na macrorregião Noroeste do Paraná. Referência Regional para o diagnóstico de Meningites, Leishmaniose, Hanseníase e doenças Íctero-hemorrágicas, caracterizando-o como um laboratório eminentemente epidemiológico. É o único laboratório público, credenciado ao SUS, para realizar análise de citologia oncótica de colo de útero.
Saúde
Informar as principais atividades desenvolvidas no laboratório, tais como medidas, análises, estudos, projetos...
Análises Clínicas
Exames laboratoriais

Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina
Departamento de Medicina
Departamento de Biologia
Farmácia, Biomedicina, Biologia, Medicina
Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia.

Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos, de Acidentes
Comuns, Recicláveis, Químicos, Biológicos