Laboratório de Controle de Qualidade Têxtil

Engenharia Têxtil
Solange Maria Ferraz

Elaine R
O laboratório de controle de qualidade têxtil possui equipamentos que possibilitam avaliar a qualidade e propriedades de diversos tipos de substratos têxteis incluindo fios, tecidos planos, malhas e nãotecidos.
O objetivo geral do laboratório de Controle de Qualidade Têxtil é proporcionar ao acadêmico o conhecimento
diferenciado na área de engenharia têxtil, por meio da aplicação de novas metodologias de ensino aprendizagem.
Engenharias
O laboratório de Controle de Qualidade Têxtil atende as atividades de ensino, pesquisa e extensão no que diz respeito a análise de comportamento e características de materiais têxteis (fios, tecidos planos, malhas e nãotecidos).

Neste laboratório será incentivado o uso de práticas e métodos inovadores que elevem a qualidade de ensino e estimulem o aprendizado
criativo dos seus usuários, bem como a realização de experimentos voltados à projetos de pesquisa e extensão.

Os principais ensaios realizados neste laboratório são: título, torção, aparência, resistência e alongamento (fios); análise de pilling, abrasão, dinamometria em tecidos; gramatura, alteração dimensional, solidez à (lavagem, fricção, migração, suor, água entre outros agentes), skew, torção em malhas, elasticidade e alongamento (tecidos e malhas); gramatura, encolhimento, solidez, abrasão e pilling (nãotecidos), entre outros.
qualidade; têxtil; análise; fios; tecidos.

Engenharia Têxtil
Moda (Cianorte)