• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Sonda para Monitoramento Iônico da Solução do Solo

Sonda para Monitoramento Iônico da Solução do Solo
Patente de invenção
Patente concedida
PI 0602031-3
19/05/2006
04/06/2019
Não
Omar Cléo Neves Pereira, Altair Bertonha
Equipamento capaz de determinar instantaneamente a atividade e a concentração iônica da solução do solo de maneira pontual ao longo do perfil. Constituído por uma câmara fechada de paredes de
cerâmica porosa com uma célula eletrolítica e um sensor de temperatura no seu interior, é capaz de determinar a concentração de íons na solução do solo com forças iônicas menores que 0,1. Assim, pode-se avaliar como águas residuárias, aplicadas na forma de irrigação em solos cultivados que se deslocam ao longo do perfil do solo.
• No monitoramento do movimento de águas residuárias de origem vegetal e no movimento de íons aplicados, via adubação, ou de moléculas orgânicas com cargas elétricas, como pesticidas.
• No monitoramento específico de certos íons ou moléculas, possibilitando a troca dos eletrodos de ouro por outros que identifiquem e quantifiquem a presença destes. Em todos os casos, a calibração da sonda torna-se necessária para adequação das novas condições de uso.
• Determina a atividade iônica da solução do solo em qualquer ponto do perfil sem a destruição da unidade experimental e em tempo real.
• Permite o manejo de águas residuárias sem prejuízo ao meio ambiente e o uso racional de fertilizantes e pesticidas na agricultura.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 22

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.