Portfólio de Tecnologias

PI 1004382-9
05/11/2010
06/11/2018
Vitor de Cinque Almeida, Alexandro Manolo de Matos Vargas, Ervim Lenzi, Willian Ferreira da Costa
Produção de carvões ativados microporosos com elevada área superficial a partir das vagens de flamboyant (Delonix regia).
O processo de ativação química com NaOH controlado por quimiometria produz material eficaz indicado na eliminação de diversos poluentes.
• Na remoção de diversas classes de corantes utilizados nas indústrias.
• Na desintoxicação, desodorização ou descoloração de diversas substâncias presentes nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas.
• Na indústria de alimentos, como agente adsorvente de moléculas que causam gosto, cor e odor indesejáveis.
• Na purificação de águas mediante a remoção de diversos compostos orgânicos, fenólicos, pesticidas, vitaminas, aromatizantes, fármacos e micropoluentes.
• Na purificação do ar, tratamento industrial da emissão de gases, armazenamento de gases como o metano. Nesses casos, pode ser usado em sistemas de ar condicionado, em máscaras para proteção pessoal, em filtros de cigarros e na captura de gases poluentes da combustão da gasolina.
• Produto inovador com valor agregado às vagens de flamboyant como matéria-prima para obtenção de carvões ativados de elevada área superficial.
• Matéria-prima encontrada em várias partes do mundo, o que torna a invenção disponível a nível internacional.
• Aplicação de métodos quimiométricos no processo de preparação para avaliar os principais parâmetros envolvidos.

Pasta 55

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.