Portfólio de Tecnologias

PI 0400736-0
26/02/2004
02/07/2013
Célia Regina Granhen Tavares, Alessandra Zacarias dos Santos, Sandra Maria Gomes da Costa, José Maximiano Cândido Neto
Tecnologia de utilização do fungo ligninolítico Pleurotus pulmonarius para descoloração de corantes reativos em meio líquido, encontrados em efluentes têxteis como lavanderias. Os fungos
ligninolíticos são conhecidos por fungos da podridão branca da madeira e devido à sua inespecificidade, podem ser usados para uma ampla variedade de poluentes orgânicos ou mesmo para mistura deles.
Tratamento de efluentes de indústrias que utilizam corantes reativos em seus processos, visando a redução da cor destes efluentes, complementando o tratamento dos mesmos.
• Alternativa ao tratamento convencional dos efluentes têxtis, que geram uma grande quantidade de lodo que precisa de tratamento posterior.
• Emprego dos fungos da podridão branca no tratamento de efluentes das indústrias de fabricação e de utilização de corantes.
• Promove benefícios aos que se utilizam do corante, como também à natureza, pois os resíduos são tratados com agente biológico encontrado na natureza.
• O tratamento dos efluentes é feito somente com o fungo, gerando economia por não usar tantos reagentes químicos.
• Lodo biodegradável gerado pelo tratamento que pode, inclusive, ser utilizado para adubação de plantas.

Pasta 08

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.