• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Processo para Produção de Ciclodextrinas em Bateladas Sequenciadas

Processo para Produção de Ciclodextrinas em Bateladas Sequenciadas
Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2015 017006-8
14/07/2015
18/07/2023
Não
Graciette Matioli
Vanderson Carvalho Fenelon
Ciclodextrinas são moléculas cíclicas, formadas por unidades de glicose, capazes de complexar diversas substâncias e promover sua estabilização, solubilização e proteção. Desta forma, esse invento tem por finalidade aumentar o rendimento da produção de ciclodextrinas e a seletividade por meio de enzima proveniente de microrganismo isolado de solo. Para isso, utiliza-se um sistema de ultrafiltração para a separação das ciclodextrinas, impedindo que atuem como produtos inibitórios. Ao mesmo tempo, a recuperação da enzima permite sua reutilização e melhor aproveitamento por meio de bateladas sequenciadas.
A tecnologia proposta poderá ser aplicada na indústria para a conversão do amido (matéria-prima de baixo custo e com grande disponibilidade no Brasil) em ciclodextrinas. As ciclodextrinas, por sua vez, são de grande interesse industrial e têm alto valor agregado, com vasta aplicação nas áreas farmacêutica, alimentícia, cosmética, têxtil, química, entre outras.
Não existe produção de ciclodextrinas no Brasil, o que restringe a sua utilização. A produção em larga escala contribuirá para redução dos custos da molécula, possibilitando o aumento de sua aplicação nas indústrias brasileiras e até mesmo a sua exportação.
O processo apresentado para produção de ciclodextrinas em batelada sequenciada e ultrafiltração é simples e dispensa reatores sofisticados.
O diferencial do presente invento é caracterizado pela combinação de condições que maximizam o rendimento e a produtividade de ciclodextrinas, tais como, modo operacional, composição do meio, presença de etanol, ajuste da temporização da batelada, separação das ciclodextrinas por ultrafiltração,
imagem-01imagem-02

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 105

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.