Portfólio de Tecnologias

25/09/2018
UTFPR / UEM
João Alencar Pamphile, Halison Correia Golias, Fernando Barreto
Um dos maiores desafios da micologia ao longo da história encontra-se no entendimento da taxonomia e classificação dos fungos. Em 1990, a magnitude da diversidade de fungos foi estimada de forma conservadora em 1,5 milhão de espécies. O aplicativo FunGui foi desenvolvido para auxiliar na identificação de alguns fungos de interesse agrícola de culturas de uva, citros, soja e trigo. Contém informações sobre biologia, ciclo de vida, sintomas da planta afetada, formas genéricas de controle e outras patologias causadas pelo fungo. O aplicativo também conta com um glossário de termos técnicos voltado a área de micologia. A identificação dos fungos segue sempre o raciocínio de chaves dicotômicas, amplamente utilizada para identificação de seres vivos. As imagens utilizadas possuem direitos autorais livres protegidas pelo Creative Commons. As chaves utilizadas dicotômicas foram baseadas em Putzke & Putzke (2004). O FunGui é o primeiro aplicativo voltado a identificação de fungos da plataforma Android.
Este aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar estudantes e profissionais de biologia, agronomia e áreas afins a identificar os principais grupos de fungos de interesse agrícola e conhecer sobre sua biologia, ciclo de vida, sintomas, patologias, condições de desenvolvimento da doença e formas de controle. Conta com um design simples e objetivo para que qualquer pessoa, com o mínimo de conhecimento em informática, consiga realizar o manuseio do aplicativo.
Esse é o primeiro aplicativo voltado para identificação de fungos da plataforma Android, não sendo encontrado nenhum aplicativo que se assemelha ao FunGui. Um dos diferenciais do aplicativo está em relação a sua utilização Off-line. Visto que o aplicativo foi desenvolvido para acesso em trabalho de campo, onde muitas vezes não é possível receber o sinal 4G, após a instalação e primeira utilização, todo conteúdo do aplicativo é armazenado na memória do dispositivo do usuário. Dessa forma o conteúdo antes armazenado no banco de dados, fica disponível para acesso off-line.
Outra vantagem do aplicativo está em relação a sua atualização. Visto que o conteúdo fica armazenado em bancos de dados na rede, organizado em pastas, é possível fazer uma modificação ou acrescentar conteúdo facilmente, sendo que após a atualização do aplicativo, todo conteúdo fica disponível ao usuário.
Além disso, o aplicativo conta com um glossário onde é possível encontrar algumas terminologias que o usuário desconheça.
fig-02fig-01fig-03fig-04

Pasta 26 - Software

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.