• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Medicamento fungicida de ação tópica ou sistêmica contra infecções provocadas por Paracoccidioides spp. e Candida glabrata para uso humano ou veterinário

Medicamento fungicida de ação tópica ou sistêmica contra infecções provocadas por Paracoccidioides spp. e Candida glabrata para uso humano ou veterinário
Patente de invenção
Parcialmente desenvolvido (poderá ser levado ao mercado com um investimento razoável)
Pedido depositado
BR 10 2018 012453-6
18/06/2018
Necessidades Humanas
Não
Flavio Augusto Vicente Seixas, Paulo Sérgio Alves Bueno, Arethusa Lobo Pimentel, Gisele de Freitas Gauze Bandoch, Mariane Cristovão Bagatin, Érika Seki Kioshima Cotica, Franciele Abigail Vilugron Rodrigues
A molécula (S)-2-ammonio-3-{(6-bromo-2-methylquinolin-4-yl)thio}propanoato, também chamada de HS9, é uma molécula com ação fungicida de ação sistêmica para uso humano e veterinário. Pode ser utilizada como princípio ativo de medicamentos que visam ação antifúngica.
A molécula HS9 pode ser utilizada como princípio ativo de medicamento contra infecções tópicas e sistêmicas provocadas por fungos do gênero Paracoccidioides e da espécie Candida glabrata.
A molécula HS9 tem ação FUNGICIDA, ou seja, ele é capaz de MATAR o fungo em modelo de infecção in vitro, diferentemente do medicamento itraconazol, disponível no mercado farmacêutico e que tem ação fuingiostática, ou seja, inibe o crescimento do fungo, sem matá-lo.
A molécula HS9 inibe uma enzima da via de síntese dos aminoácidos, a qual está presente em bactérias e fungos, mas ausente em humanos. Esta via é normalmente explorada como alvo terapêutico, porém, a molécula apresentada pertence a uma classe com estrutura química totalmente nova, o que caracteriza o caráter inovador deste medicamento.
A molécula HS9 não apresentou toxicidade em linhagens de células humanas em concentrações 8 vezes a mínima necessária para matar o fungo.
imagem-01
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-3861
Pasta 126

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2021 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.