• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Reômetro adaptável à máquina universal de ensaios

Reômetro adaptável à máquina universal de ensaios
Patente de modelo de utilidade
Patente concedida
BR 20 2018 015707-3
31/07/2018
03/10/2023
Não
Ivair Aparecido dos Santos, Lays Cristina Gama Lopes, Luiz Fernando Cótica
O reômetro se define por ser um instrumento capaz de caracterizar fluidos com relação às suas propriedades reológicas, sendo essas a tensão de cisalhamento do material e a sua viscosidade plástica. Este instrumento deve ser utilizado acoplado a máquina universal de ensaios, que por meio de sua célula de carga e seu sistema de aquisição de dados é capaz de retornar os dados de força referente a tensão de cisalhamento e viscosidade plástica do fluido de análise, sendo estes fluidos newtonianos e não newtonianos, incluindo os magnéticos. Estes dados de força devem ser convertidos em torque e assim, tensão de cisalhamento e viscosidade plástica, que dependerão das equações que regem o comportamento de cada material.
TRL/MRL 1: Ideia da pesquisa que está sendo iniciada e esses primeiros indícios de viabilidade estão sendo traduzidos em pesquisa e desenvolvimento futuros.
Não
A tecnologia proposta é aplicada na obtenção de propriedades reológicas de fluidos newtonianos e não newtonianos, incluindo os magnéticos. Dessa forma, sua principal utilização se dará em laboratórios de ensaios de materiais, pois permitirá analisar e caracterizar fluidos quanto a sua reologia, sendo de grande importância nas áreas de pesquisa científica e técnica.
Os diferenciais da presente invenção estão ligados ao fato de que como o modo de operação é o de cisalhamento direto, a constituição do dispositivo é bem simples, o que reduz os custos do projeto e a probabilidade de problemas de operação. Além disso, para obtenção dos dados de análise seria possível utilizar um equipamento já existente (máquinas universais de ensaios), não sendo necessária a construção de todo sistema. Assim, o sistema proposto é simples, de baixo custo e capaz de caracterizar uma extensa gama de fluidos (newtonianos, não-newtonianos e magnéticos).
figura1figura2figura3figura4

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 132

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.