• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Processo otimizado de isolamento sequencial de antraquinonas a partir do extrato da Rhamnus frangula L.

Processo otimizado de isolamento sequencial de antraquinonas a partir do extrato da Rhamnus frangula L.
Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2018 013684-4
04/07/2018
Não
Wilker Caetano, Renato Sonchini Gonçalves e Expedito Leite Silva
O presente invento consiste no desenvolvimento de um processo otimizado de isolamento sequencial de três antraquinonas: crisofanol, fisciona e emodina a partir do extrato bruto previamente processado da casca seca da planta da espécie Rhamnus frangula L. As referidas antraquinonas podem ser acessadas com excelentes rendimentos e grau de pureza igual ou superior a 95%, por meio de um processo simplificado, otimizado e de baixo custo operacional.
O processamento pode ser empregado por indústrias química, farmacêutica, farmacêutica veterinária, laboratórios de P&D, bem como na área médica visando a obtenção de fármacos potencialmente ativos e/ou na forma de fármacos fotoativos com propriedades farmacológicas antitumorais, e neste último caso, principalmente, como reagentes precursores no processo sintético de preparação da Hipericina e seus derivados. Ainda no processamento de formulações medicamentosas a base desses fármacos fotoativos empregados em tratamentos clínicos complementares em humanos e também imediatamente em uso veterinário em combinação com a Terapia fotodinâmica (TFD) e a Inativação Fotodinâmica de Microrganismos (IFDMO).
O diferencial da presente invenção consiste no emprego de um processo físíco-químico otimizado inédito de isolamento cromatográfico sequencial de três compostos com potencial farmacológico antitumoral da classe das antraquinonas (AQs) denominados crisofanol (CR), fisciona (FS) e emodina (EM) a partir do extrato bruto contendo uma mistura de antraquinonas agliconas (AQs-aGli) previamente processada a partir da casca seca da planta da espécie Rhamnus frangula L., utilizando-se a técnica de cromatografia em coluna com a combinação binária de solventes orgânicos como fase móvel em proporções definidas no processo de eluição, garantindo o acesso às referidas antraquinonas.
figura1figura2

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 130

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.