• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Materiais carbonáceos como adsorventes de amônia em galpões

Materiais carbonáceos como adsorventes de amônia em galpões
Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2019 023129-7
04/11/2019
02/01/2024
Não
Vitor de Cinque Almeida, Amanda Ronix
Materiais carbonáceos (finos de carvão vegetal e biocarvão ativado) que, inicialmente, são empregados como complemento à cama de frango em instalações de galpões aviários, a fim de reduzir as emissões de amônia gasosa (NH3). Posteriormente, a mistura cama de frango e material carbonáceo saturado com amônia é submetida a um processo de carbonização e assim, convertida em biocarvão enriquecido com nitrogênio que pode ser aplicado como condicionador de solo.
O presente invento visa a aplicação de materiais carbonáceos como complemento a cama de frango a fim de adsorver a amônia gasosa, presente em galpões aviários. Em seguida a mistura material carbonáceo e cama de frango é submetida a processo térmico visando a obtenção de um biocarvão enriquecido com nitrogênio que pode ser aplicado como condicionador de solo.
O invento possibilita a mitigação do problema relacionado a qualidade do ar nos galpões aviários, principalmente pela adsorção de amônia gasosa, mediante a aplicação de materiais carbonáceos obtidos de forma sustentável. Ademais o invento possui um ciclo sustentável que se utiliza de resíduos provenientes de biomassas que após processados e utilizados podem ser reutilizados para fins agroindústrias como condicionadores de solo.
figura-1rev02-1figura-2

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 153

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.