Portfólio de Tecnologias

Obtenção de nanobiocompósitos de magnetita associados ao fungo endofitico Bjerkandera sp. com atividade biorremediadora de corantes têxteis

Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2019 026231-1
11/12/2019
João Alencar Pamphile, Verci Alves Oliveira Junior, Rodrigo Pawloski Schoffen, Adriana Garcia, Raquel Dosciantti Bini, João Lucio de Azevedo, Luiz Fernando Cótica, Julio Cesar Polonio, Halison Correia Golias
A indústria têxtil desempenha um papel de grande relevância na economia em vários países, com isso, movimentam fortemente o mercado, contribuindo largamente com um grande problema que é a contaminação ambiental. Posto isso, a indústria têxtil ocupa lugar de destaque mundial, devido à grande quantidade de descarte dos mais variados tipos de corantes reativos em efluentes. Na busca por alternativas sustentáveis, a atenção se volta para microorganismos que vivem no interior das plantas, chamados endofíticos (endo=dentro; fitos=planta). Esses seres são capazes de produzir metabólitos (substâncias) que auxiliam a planta nas mais diversas funções. Um desses microorganismos é o fungo do gênero Bjerkandera isolado (retirado) da folha de Guaco (Mikania glomerata). O metabólito desse fungo é capaz de remediar corantes oriundos da indústria têxtil. Para potencializar a ação do metabólito, foi associado ao composto, nanopartículas de magnetita. Em testes de laboratório, essa associação (Metabólito + nanopartículas) obteve como resultado no processo de descoloração um percentual de aproximadamente 90% de descoloração dos corantes azul e preto. Além disso, visto que a magnetita apresenta característica magnética, é possível resgatar esse material do ambiente com ajuda de um ímã.
A presente invenção pertence à seção de Biologia, ao setor de Biotecnologia e pode ser aplicado a lagoas de tratamento das indústrias têxteis contendo corantes.
- Técnica de remediação sustentável e não agressiva ao meio ambiente;
- Ótimo potencial de descoloração para os corantes têxteis pretos e azul;
- É possível o resgate do meio ambiente por separação magnética
figura-1figura-2

Pasta 156

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.