• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Processo de Preparação Ultrarrápida de Lipossomos Unilamelares

Processo de Preparação Ultrarrápida de Lipossomos Unilamelares
Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2020 006524-6
31/03/2020
Não
Wilker Caetano, Noboru Hioka, Camila Fabiano de Freitas
A invenção consiste no processo de produção ultrarrápida controlada de lipossomos unilamelares (40 e 200 nm) de baixa polidispersão por meio de cavitação de baixa frequência/potência. Apresenta como principais vantagens a estabilidade termodinâmica e cinética quando comparadas aos lipossomos unilamelares convencionais, gasto energético e temporal significativamente reduzidos (entre 10 e 100 vezes menor) em relação aos métodos usuais envolvendo extrusão, injeção etanólica ou mesmo cavitação (ultrasonicação em altas potências > 500 Watts). Trata-se, portanto, de um processo simples, de fácil acesso e baixo custeio, sendo ideal para aplicações a nível industrial na formulação de medicamentos e cosméticos.
Lipossomos unilamelares podem ser aplicados em uma ampla gama de formulações, principalmente nas áreas médica/farmacêutica, bem como na indústria de cosméticos. Tem como principais funções a solubilização/encapsulamento, o biotransporte e a biodisponibilização de fármacos e princípios ativos de diferentes graus de hidrofobicidade (diferentes classes e atividade biológica). Possibilitam ainda a vetorização em relação aos sítios de atuação do fármaco. São responsáveis pelo prolongamento do tempo de circulação na corrente sanguínea, bem como pela redução da toxicidade sistêmica de fármacos e outros compostos. São nanoestruturas ideais para o transporte e carreamento de ativos farmacológicos dada sua versatilidade. Na área da cosmética, particularmente, são utilziados na composição de cremes hidratantes ou pomadas para aplicação cutânea (tópica).
Na presente invenção, os lipossomos unilamelares foram obtidos por um processamento ultrarrápido, eficiente, reprodutível, de baixo custo e condizente com os princípios da química verde. O processo em questão evita a contaminação do produto com qualquer resíduo que seja tóxico, principalmente para aplicações biomédicas. Assim, a combinação da cavitação de baixa potência/frequência associado à composição lipossomal evita a realização do pós-tratamento das vesículas, tornando a formação de lipossomos mais rápida, prática e econômica, fato inédito no estado da arte da técnica. Associado a isso, a invenção também está relacionada ao aumento da estabilidade (tempo de prateleira das amostras), diferindo significativamente dos processos convencionais empregados na obtenção de lipossomos.
imagem1imagem2imagem3

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 164

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.