Portfólio de Tecnologias

Unidade de ultra pressurização para impregnação e esterilização de amostras em meio líquido

Patente de modelo de utilidade
Pedido depositado
BR 20 2020 014906-2
22/07/2020
Lúcio Cardozo Filho, Paulo Cardozo Carvalho de Araújo, Thainara Bovo Massa, Andresa Carla Feihrmann, Karen Keli Barbosa Abrantes, Carlos Eduardo Barão
O presente invento trata de uma unidade multiusuária de pressurização voltada aos processos de impregnação de amostras com acentuada ductilidade morfológica, bem como dos ensaios de esterilização de amostras orgânicas em faixas de ultra pressão de até 500 Mpa em meio líquido, associado a um princípio de pressurização mecânica que concerne menores custos de montagem, manutenção e operação aos aparatos difundidos no mercado.
Por se tratar de um modelo de utilidade com conexões, peças e aportes versáteis o dispositivo pode ser utilizado como alternativas as unidades comerciáveis que estão associadas, intrinsicamente, a custos mais elevados. Destaca-se algumas áreas de aplicação que o presente invento possa ser utilizado:
1- Área tecnológica voltada para desenvolvimento de protótipos que fazem do uso de tecnologias de ultra pressurização;
2- Área de desenvolvimento e esterilização de alimentos;
3- Área e setores de esterilização de vírus e bactérias de materiais hospitalares;
4- Área de desenvolvimento e impregnação voltada para tratamento de superfícies sólidas;
5- Área de controle de processos e simulação da qualidade.
O invento surge como uma alternativa viável aos modelos de dispositivos comerciais que fazem do uso de princípios de pressurização que apresentam a problemática de acentuados custos associados a ultra pressurização. As partes versáteis de montagem do presente modelo, permite também ao usuário que o leito de pressurização possa ser utilizada para inúmeros processos que visam a mitigação da alta pressão em meio líquido sem tratamento térmico.

Pasta 165

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.