Portfólio de Tecnologias

Processo de obtenção de nanobiocompósito de Aspergillus flavus endofítico e nanopartículas magnéticas (Fe3O4) com potencial de biorremediação de corante e sua reutilização

Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2020 014930-0
22/07/2020
João Alencar Pamphile, Andressa Domingos Polli, Verci Alves de Oliveira Junior, Marcos Alessandro dos Santos Ribeiro, Julio Cesar Polonio, Bianca Rosini, Raquel Dosciatti Bini, Halison Correia Golias, Luiz Fernando Cótica, Rosane Marina Peralta, João Lúcio Azevedo
O produto é um nanobiocompósito constituído a partir da interação de nanopartículas de magnetita (Fe3O4) com o endófito Aspergillus flavus (Af-CL-7), apresentando alto potencial biotecnológico devido ao comportamento superparamagnético, que possibilita sua recuperação do ambiente.
Nanobiocompósito que pode ser utilizado para sistemas de biorremediação como alternativa promissora e sustentável, para a redução ou eliminação da toxicidade de efluentes contaminados com corantes têxteis.
O Nanobiocompósito apresenta eficácia de até 96,1% de descoloração do corante RB5 no primeiro uso, bem como em sua reutilização (89,0%). Em bioensaios toxicológicos com sementes de alface (Lactuca sativa), verificou-se que o nanobiocompósito apresenta alta redução da toxicidade do meio contendo o corante RB5. Ainda, o produto apresenta comportamento superparamagnético, que possibilita sua recuperação do ambiente.
esquema-de-obtencao-do-nbc-andressa-1biorremediacao-utilizando-nbc-andressa-1

Pasta 167

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.