• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

LBIOMICDB - Sistema de Gerenciamento de Dados Biológicos para Coleções de Micro-organismos

LBIOMICDB - Sistema de Gerenciamento de Dados Biológicos para Coleções de Micro-organismos
Programa de computador
Registro concedido
BR 51 2019 000638-0
04/04/2019
09/04/2019
Não
João Alencar Pamphile, Julio Cesar Polonio, Clenivaldo Pires da Silva
O LBIOMICDB - Sistema de Gerenciamento de Dados Biológicos para Coleções de Micro-organismos, tem como objetivo resolver um problema comum em muitos laboratórios que trabalham com micro-organismos: o gerenciamento da coleção. O Pesquisador, além de lidar com o armazenamento e manutenção das linhagens, tem que desenvolver métodos de recuperação de dados biológicos gerados pelas pesquisas taxonômicas e de bioprospecção. Portanto, o LBIOMICDB vem suprir esta necessidade, pois é uma plataforma online e de fácil acesso que facilita a catalogação das Linhagens e/ou Cepas do laboratório e no gerenciamento dos dados biológicos.
O LBIOMICDB é um Sistema de Gerenciamento de Dados Biológicos desenvolvido para laboratórios que trabalham com micro-organismos, que permite gerenciar uma coleção e partir dele, desenvolver uma gestão informações biológicas que possibilita o armazenamento e recuperação de dados biológicos.
O LBIOMICDB é uma ferramenta online que permite de forma fácil e intuitiva catalogar e gerenciar coleções de micro-organismos. Além disso, possibilita usar outras ferramentas da bioinformática como “BLASTN+”, que é um algoritmo para comparar informações de sequências biológicas primárias.

Foi construindo em tecnologia de código aberto (Linux “Debian/Ubuntu”, Apache 2, Mysql 5.7 e PHP 7). Portanto, é de fácil implementação em laboratórios e não tem a necessidade de ser instalado em diversos computadores, pois basta dedicar um servidor para tal tarefa.

O sistema pode ser instalado em placas embarcadas como o Raspberry pi (mini pc), com processador 1,1 ghz, 256 Mb de Ram e 4gb de HD para seu funcionamento.

Um dos poucos sistemas gerenciamentos de coleções micro-organismo disponíveis em língua portuguesa, e que o código fonte (sobre a Licença MIT) possibilita alterações e adequações por parte do usuário/desenvolvedor, conforme a necessidade do laboratório.
foto01foto02foto03foto04

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 29 - software

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.