• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

SMartyModeling

SMartyModeling
Programa de computador
Registro concedido
BR 51 2020 002126-3
07/10/2020
13/10/2020
Não
Edson Alves de Oliveira Junior, Leandro Flores da Silva
A ferramenta SMartyModeling permite que as empresas possam modelar as suas Linhas de Produto de Software (LPS) usando diagramas UML e modelos de características, o que reduz o esforço de manter uma LPS com muitas variabilidades.

Em termos de vantagens técnicas, SMartyModeling permite guiar os desenvolvedores em diferentes níveis de abstração de uma LPS, desde a definição de requisitos até as classes de cada componente e seus comportamentos. Dessa forma, reduzindo tal esforço consequentemente reduz-se o investimento financeiro necessário para manter colaboradores dedicados a documentar a LPS em desenvolvimento utilizando diferentes softwares e recursos como planilhas e documentos. A consequência é a redução da necessidade de homem/hora e o retorno de investimento a partir dos primeiros produtos produzidos.

Atualmente, o mercado oferece softwares (ex., FeatureIDE e pure::variants) que permitem a modelagem de características, que é uma das funcionalidades de SMartyModeling, mas não dão suporte ao desenvolvimento de LPSs com base na linguagem UML, amplamente adotada pela indústria.
A ferramenta pode ser aplicada no setor de desenvolvimento de software, especificamente para empresas que estão começando ou que já possuem experiência na área de reuso de software com base na abordagem de Linha de Produto de Software. Ainda, a ferramenta auxilia principalmente a modelagem de LPS utilizando diagramas UML.
• Não existem ferramentas similares no mercado, dedicadas exclusivamente a tratar LPS baseadas em UML.
• A ferramenta já foi avaliada em 3 estudos diferentes e demonstrou resultados interessantes sobre a sua usabilidade e utilidade percebida.
• Está em constante melhoria para atender o ciclo de vida completo de Linhas de Produto de Software.
screenshot-from-2021-04-01-08-41-20screenshot-from-2021-04-01-08-43-08screenshot-from-2021-04-01-08-43-22screenshot-from-2021-04-01-08-43-37

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 37 - software

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.