• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portfólio de Tecnologias

Catalisador platina e níquel sobre Al-SBA-15 para hidroisomerização de correntes obtidas via hidrotratamento de óleos vegetais

Catalisador platina e níquel sobre Al-SBA-15 para hidroisomerização de correntes obtidas via hidrotratamento de óleos vegetais
Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2020 026181-9
21/12/2020
Não
Pedro Augusto Arroyo, Vitor Anthony Duarte
O invento apresenta um catalisador bimetálico, com platina e níquel suportados na sílica mesoporosa ácida Al-SBA-15, para a reação de hidroisomerização de hidrocarbonetos lineares provenientes de origem renovável, visando à produção de lubrificantes de alto desempenho e querosene de aviação. O catalisador apresenta um nível de maturidade tecnológica, TRL 4, com ensaios de desempenho catalítico em nível laboratorial concluídos.
TRL/MRL 4: Coloca-se em prática a prova de conceito, que consiste em sua aplicação em ambiente similar ao real, podendo constituir testes em escala de laboratório.
A principal aplicação do catalisador proposto é em indústrias petroquímicas e de combustíveis renováveis, na reação de hidroisomerização de hidrocarbonetos lineares. O catalisador Pt-Ni/Al-SBA-15 promove o melhoramento de propriedades de escoamento a frio e redução do ponto de fusão via hidroisomerização de hidrocarbonetos, os quais podem ser obtidos por hidrotratamento de óleos vegetais, para utilização como combustível de aviação e/ou óleo base para lubrificantes de alto desempenho, com origem renovável.
Os diferenciais da inovação consistem: na utilização do níquel como um agente promotor da platina no melhoramento da dispersão metálica sobre o catalisador e redução da carga de platina no catalisador, com um consequente menor custo de produção, comparado ao catalisador de platina; utilização do suporte mesoporoso Al-SBA-15 com força ácida modulada para favorecer a reação de hidroisomerização; obtenção de produtos isomerizados com prevalência de isômeros monorramificados de maior valor agregado, passíveis de utilização como base para lubrificantes de alto desempenho e combustível de aviação.
imagem-1imagem-2imagem-3imagem-4

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 176

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.