Portfólio de Tecnologias

Dispositivo atuador de válvula micrométrica para o controle da pressão de gás

Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2021 011549-1
14/06/2021
Petrobras / UEM
Lúcio Cardozo Filho, Paulo Cardozo Carvalho de Araújo, Andressa Carla Feihrmann, Rayane Monique Sete da Cruz, Jonas Marcelo Jaski
RESUMO: A presente invenção trata de um dispositivo que permite o controle da pressão de gás na saída de um equipamento de adsorção em leito fixo operado em pressões elevadas, por meio da atuação de uma válvula micrométrica (6), em que a válvula deve ser localizada a jusante do equipamento. A atuação da válvula se dá por meio de um motor de passo (1), controlado por uma placa microcontroladora (22), que se conecta ao eixo da válvula por meio de um sistema de polias (2,5) e correia (3). A presente invenção é aplicada em unidades de adsorção, em que outros gases estão presentes, por meio da alteração dos parâmetros de sintonia do controlador PID ou até mesmo ser utilizado em meio líquido ou escoamento bifásico gás-líquido.

Pasta 182

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.