Portfólio de Tecnologias

Composição contendo extrato bruto de trichilia catigua (catuaba) e nanopartículas de prata com atividade antimicrobiana

Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2017 027559-0
20/12/2017
16/11/2022
UEL / UEM / Unicamp
João Carlos Pallazo de Mello, Marcos Luciano Bruschi, Renata Katsuko Takayama Kobayashi, Audrey Alesandra Stinghen Garcia Lonni, Gerson Nakazato, Ieda Spacino Scarminio, Isabela Pontes de Andrade, Sara Gonçalves Paschoal, Gabriela Fonseca Rocha Leonel Caetano e Sara Scandorieiro, Nelson Eduardo Duran Caballero
RESUMO: A presente invenção se refere a uma composição compreendendo extrato bruto de Trichilia catigua e nanopartículas de prata contendo atividade antimicrobiana. A composição apresenta atividade antimicrobiana relevante comparada à atividade de ambos compostos de maneira separada. A procura de novos antimicrobianos vem se acentuando ao decorrer dos anos devido ao aumento da frequência de microrganismos resistentes às drogas disponíveis no mercado atualmente. Os produtos de origem natural vêm ganhando destaque nesse setor, por produzir diferentes metabólitos que podem atuar de diferentes maneiras inibindo o crescimento de microrganismos, e assim evitando a seleção de bactérias resistentes. Além disso, a combinação de compostos dificulta a seleção de bactérias resistentes, e o sinergismo entre esses dois antimicrobianos de origem natural diminui a concentração dos compostos acarretando na diminuição dos custos e dos efeitos adversos.

Pasta 123

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.