Portfólio de Tecnologias

Turbidímetro portátil de baixo custo e de manufatura simples

Patente de modelo de utilidade
Pedido depositado
BR 20 2021 016685-7
23/08/2021
Caliane Bastos Borba Costa, Luiz Carlos Campana Sperandio, Murilo Silva Colombo, Cid Marcos Gonçalves Andrade
O turbidímetro tem como finalidade verificar o quão turva uma amostra líquida está. Realiza, então, a medição de concentração de sólidos suspensos em líquidos turvos ou leitosos, com materiais sólidos ou químicos presentes no líquido. Para isso, emite e detecta luz infravermelha, que é espalhada pela presença no líquido de sólidos suspensos. É de baixo custo, usando componentes disponíveis no mercado. É portátil, o que significa que podem ser realizadas medições de turbidez em qualquer local, inclusive próximo de onde se coleta o líquido.
TRL/MRL 7: O protótipo está demonstrado e validado em ambiente operacional (ambiente relevante no caso das principais tecnologias facilitadoras).
Pode ser comercializado a indústrias de pequeno a médio porte (por exemplo a indústria alimentícia), universidades, faculdades, ou órgãos ambientais de fiscalização de corpos d’água. No contexto brasileiro, essas instituições podem não possuir recursos financeiros suficientes para comprar turbidímetros disponíveis no mercado, geralmente importados e de alto custo (preço maior que R$ 3.000,00).
O turbidímetro desenvolvido é capaz de medir ampla faixa de turbidez. É de fácil construção, utiliza componentes de baixo custo, disponíveis no mercado. Estima-se que a construção do instrumento final leve algumas horas, não mais que um dia de trabalho. O software embarcado já está em pleno desenvolvimento, bastando apenas, para comercialização, aplicar um método de calibração em larga escala, o que não requer muito trabalho ou investimento considerável. O custo de desenvolvimento do protótipo ficou em aproximadamente R$ 250,00, ou seja, cerca de 8 % do preço de turbidímetros disponíveis no mercado.
turbidimetroimg20180419135200img20180829092807

Pasta 181

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.