Portfólio de Tecnologias

Medidor de Condutividade Térmica

Patente de modelo de utilidade
Pedido depositado
BR 20 2021 021280-8
22/10/2021
Eduardo Radovanovic, Jean Rodrigo Bocca, Flávio Clareth Colman, Paulo Vinicius Trevizoli, Silvia Luciana Fávaro Rosa, Wagner André dos Santos Conceição, Mônica Ronobo Coutinho, Cleber Santiago Alves, Alexandre Magnus Gomes Carvalho
O medidor de condutividade térmica é composto por uma câmara, onde é acondicionado a amostra, um sistema de controle e de aquisição de dados, sendo necessário acoplar a um banho ultratermostático e a um microcomputador.
A determinação da condutividade térmica, é realizada em amostras com diâmetro de 30 mm e altura variando entre 10 e12 mm. A amostra é colocada no interior do medidor, este proporciona um fluxo de calor através da amostra e então é determinado a condutividade térmica. O tempo para realização da medida varia conforme a condutividade térmica da amostras, quanto menor a condutividade, maior o tempo de medição, pois é necessário que o fluxo de calor através da amostra seja constante. Para amostras de polímeros, em média, leva 50 minutos para estabilização e 3 minutos para realização de uma leitura de condutividade térmica.
Para a determinação do calor específico, a coleta de dados é realizada durante o processo de estabilização do fluxo de calor através da amostra (em regime transiente) e então é utilizado um modelo matemático para a determinação do calor especifico.
Já a difusividade térmica, utiliza-se das medidas de condutividade, calor especifico e a densidade do material para o seu cálculo.
TRL/MRL 6: A tecnologia constitui um protótipo totalmente funcional ou modelo representacional, sendo demonstrado em ambiente operacional (ambiente relevante no caso das principais tecnologias facilitadoras).
É capaz de efetuar as medidas de condutividade térmica, difusividade térmica e calor específico em polímeros, compósitos poliméricos e materiais isolante.
Módulo compacto, com sistema de medição simples e de baixo custo. Controle preciso devido a condição de contorno imposta pelo modulo termoelétrico, com capacidade de efetuar medidas em condições de temperaturas superiores ou inferiores a condição inicial. Capacidade de não estar limitada a condição de regime permanente como a maioria dos inventos anteriores desenvolvidos.
figura-1-sem-fundofigura-2-sem-fundofigura-3figura-explodido

Pasta 185

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.