Portfólio de Tecnologias

Aparelho para medição do efeito mecanocalórico compressivo

Patente de modelo de utilidade
Pedido depositado
BR 20 2021 021907-1
29/10/2021
UEM / UFSC
Eduardo Radovanovic, Jean Rodrigo Bocca, Flávio Clareth Colman, Paulo Vinicius Trevizoli, Silvia Luciana Fávaro Rosa, Wagner André dos santos Conceição, Mônica Ronobo Coutinho, Cleber Santiago Alves, Alexandre Magnus Gomes Carvalho, Jader Riso Barbosa Junior
O aparelho é composto por uma matriz de contenção, onde é colocado a amostra para realização da medida, um banho ultra termostático, uma prensa hidráulica, um sistema de controle e de aquisição de dados, uma célula de carga e um microcomputador.
Para a realização da medida, é utilizado uma amostra com diâmetro mínimo de 8 mm e altura mínima de 20 mm, sendo possível fazer o setup da carga e temperatura do ensaio. Os dados de temperatura e carga, são coletados e registrados em tempo real durante o ensaio.
TRL/MRL 7: O protótipo está demonstrado e validado em ambiente operacional (ambiente relevante no caso das principais tecnologias facilitadoras).
Realiza a medição da variação de temperatura na amostra devido à influência da carga de compressão sobre ela aplicada, para obtenção da resposta térmica que caracteriza o efeito mecanocalorico (variação adiabática de temperatura).
A aquisição da variação de temperatura desenvolvida nas amostras sob a influência do esforço de compressão. Utilização de duas hastes de compressão (superior e inferior), permitindo-se trabalhar com compressão confinada. Possibilidade de emprego de setup simples para as diferentes medidas. Propiciar um ensaio com o mínimo de interferência de aspectos mecânicos e construtivos, além de evitar a fuga de calor para o ambiente, garantindo a condição adiabática.
figura-1-sem-fundovista-explodida-matriz

Pasta 186

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.