Ciências Contábeis (Bacharelado)*

Matutino (M)
4 anos
7 anos
Objetivo Geral: Formar bacharéis com competência, que por meio da adequada articulação entre o saber teórico e o prático da ciência contábil desenvolvam, com qualidade, as funções contábeis necessárias às pessoas físicas e às empresas públicas e privadas.

Objetivos específicos:

• Proporcionar meios para que o aluno obtenha conhecimento e compreenda o ambiente de atuação da ciência contábil.
• Propiciar condições para que o aluno compreenda o processo de elaboração e comunicação das informações dos relatórios contábeis.
• Preparar o aluno para atuar com ética e responsabilidade social contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa.
• Desenvolver o senso crítico do aluno para que possa ser agente transformador na sociedade.
• Proporcionar condições para que o aluno compreenda as inter-relações sociais, através de discussões dos conhecimentos da área de ciências humanas.
• Trabalhar conhecimentos da área de ciências sociais aplicadas para que o aluno entenda as relações econômicas e o processo gerencial.
• Desenvolver conhecimentos da área de ciências exatas para que o aluno adquira noções do instrumental lógico, utilizando-se dos recursos matemáticos e estatísticos no âmbito de sua atuação.
• Propiciar a formação básica para utilização de instrumentos de pesquisa.
• Oportunizar ao aluno condições de verticalização do aprendizado.
O profissional em ciências contábeis planeja, coordena e controla as contas e os lançamentos da empresa formando um quadro geral sobre o patrimônio, o fluxo de transações da produção e o resultado.
Contudo, diante do novo contexto mundial em que a globalização da economia está em evidência, torna-se necessário ampliar e modernizar o conhecimento na área contábil, visto que, para se inserir na economia globalizada e competitiva, o sistema de informação, do qual o contador é responsável em grande parte, sobrepõe-se na eficiência desse novo contexto.
Assim, o campo de atuação do profissional de contabilidade é amplo e promissor. Ele pode atuar tanto com vínculo empregatício ou como autônomo – seja como: contador financeiro, contador gerencial, contador público, controler, auditor ou perito contábil.
O contador é um dos poucos profissionais que ao concluir o curso de graduação pode contar com uma alocação imediata no mercado de trabalho, dado a diversidade de opções (empregado, empresário ou autônomo), tendo em vista as prerrogativas inerentes à profissão e a necessidade contínua e constante de profissionais que atendam a demanda contínua da busca de instrumentos que busquem garantir a continuidade das organizações e o atendimento às obrigações legais junto aos órgãos públicos e privados.

Registro de Curso de Graduação