Farmácia*

Tools
Farmácia*
Presencial
Farmacêutico
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Maringá
Integral (I)
67
5 anos
8 anos
O curso de bacharelado em Farmácia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 1974 (Resolução nº 043/74 do Conselho Universitário), reconhecido pelo Decreto-Lei nº 78.554 do Conselho Federal de Educação, sendo renovado o reconhecimento em 11/06/2019, pelo parecer CEE/CES nº 74/19. O curso tem como objetivo a formação do profissional Farmacêutico, profissional da área de Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A formação é fundamentada em princípios éticos e científicos, buscando capacitar o acadêmico para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde. O curso fornece uma formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, além de se pautar por uma concepção de referência nacional e internacional. A formação está estruturada em Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e em Gestão em Saúde. Os estágios curriculares são desenvolvidos em cenários relacionados a fármacos, cosméticos, medicamentos, assistência farmacêutica, análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimento, além de especificidades institucionais e regionais, contemplando cenários de prática do Sistema único de Saúde (SUS). O curso possibilita ao acadêmico a participação em projetos de extensão, de ensino e de pesquisa. Uma grande parte dessas atividades são desenvolvidas nos diversos laboratórios de pesquisa, na Farmácia Ensino da UEM (FEN), no Laboratório de Análises Clínicas da UEM (LEPAC) e no Hospital Universitário de Maringá (HUM), além das diversas Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá. O curso possui vários acordos e convênios nacionais internacionais, para mobilidade acadêmica.
Considerando a formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, bem como pautar-se por uma concepção de referência nacional e internacional, o Farmacêutico pode atuar em várias linhas:
- Fármacos e Medicamentos;
- Análises Clínico-laboratoriais;
- Alimentos;
- Educação;
- Farmácia (assistência farmacêutica, com atenção farmacêutica e atenção farmacêutica domiciliar, bem como com biofarmácia, dispensação, farmácia comunitária, farmácia magistral, farmácia oncológica, farmácia veterinária, farmacocinética clínica, farmacologia clínica e farmacogenética);
- Farmácia Hospitalar e Clínica;
- Farmácia Industrial
- Gestão;
- Práticas Integrativas e Complementares;
- Saúde Pública;
- Toxicologia;
- Pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- Propriedade intelectual.
Além disso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lista mais de 70 linhas específicas de atuação profissional do farmacêutico (Resolução nº 572, de 25 de abril de 2013 do CFF).

Registro de Curso de Graduação