All for Joomla The Word of Web Design

Farmácia

Tools
Farmácia
Presencial
Farmacêutico
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Maringá
Integral (I)
67
5 anos
8 anos
O curso de bacharelado em Farmácia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 1974 (Resolução nº 043/74 do Conselho Universitário), reconhecido pelo Decreto-Lei nº 78.554 do Conselho Federal de Educação, sendo renovado o reconhecimento em 11/06/2019, pelo parecer CEE/CES nº 74/19. O curso tem como objetivo a formação do profissional Farmacêutico, profissional da área de Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A formação é fundamentada em princípios éticos e científicos, buscando capacitar o acadêmico para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde. O curso fornece uma formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, além de se pautar por uma concepção de referência nacional e internacional. A formação está estruturada em Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e em Gestão em Saúde. Os estágios curriculares são desenvolvidos em cenários relacionados a fármacos, cosméticos, medicamentos, assistência farmacêutica, análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimento, além de especificidades institucionais e regionais, contemplando cenários de prática do Sistema único de Saúde (SUS). O curso possibilita ao acadêmico a participação em projetos de extensão, de ensino e de pesquisa. Uma grande parte dessas atividades são desenvolvidas nos diversos laboratórios de pesquisa, na Farmácia Ensino da UEM (FEN), no Laboratório de Análises Clínicas da UEM (LEPAC) e no Hospital Universitário de Maringá (HUM), além das diversas Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá. O curso possui vários acordos e convênios nacionais internacionais, para mobilidade acadêmica.
Considerando a formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, bem como pautar-se por uma concepção de referência nacional e internacional, o Farmacêutico pode atuar em várias linhas:
- Fármacos e Medicamentos;
- Análises Clínico-laboratoriais;
- Alimentos;
- Educação;
- Farmácia (assistência farmacêutica, com atenção farmacêutica e atenção farmacêutica domiciliar, bem como com biofarmácia, dispensação, farmácia comunitária, farmácia magistral, farmácia oncológica, farmácia veterinária, farmacocinética clínica, farmacologia clínica e farmacogenética);
- Farmácia Hospitalar e Clínica;
- Farmácia Industrial
- Gestão;
- Práticas Integrativas e Complementares;
- Saúde Pública;
- Toxicologia;
- Pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- Propriedade intelectual.
Além disso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lista mais de 70 linhas específicas de atuação profissional do farmacêutico (Resolução nº 572, de 25 de abril de 2013 do CFF).
4
4
4

Registro de Curso de Graduação