Geografia (Licenciatura)*

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCH
Maringá
Vespertino-Noturno (V-N)
Vespertino 45 Noturno 40. As as vagas abrangem as duas habilitações oferecidas pelo curso (Licenciatura e Bacharelado)
4 anos
8 anos
O objetivo do curso de Geografia, habilitação Licenciatura, é formar um profissional capaz de compreender os elementos e processos concernentes à interelação existente entre a natureza e a sociedade, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da ciência geográfica. Busca, desse modo, proporcionar ao egresso, considerando as especificidades da profissionalidade do professor, o domínio e o aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. Visa, portanto, assegurar ao futuro professor o adequado domínio das abordagens científicas necessárias ao planejamento e efetiva mobilização dos saberes implicados no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, bem como gestar as funções escolares para a qual seja designado.
O curso de Geografia, habilitação licenciatura, forma profissionais para atuarem nas áreas da docência, da gestão escolar, da produção e da avaliação de recursos didáticos. Busca, assim, a formação de professores de Geografia munidos de um arsenal técnico e científico, capazes de atuar criticamente em diversos espaços de atuação profissional: 1) Docência no Ensino Fundamental e Médio (considerado a docência no ensino presencial e a distância); 2) Na assessoria a Propostas Curriculares; 3) Na produção de recursos didáticos; 4) Na leitura crítica de material didático destinado ao ensino de Geografia e, 5) Na Gestão Escolar.

Registro de Curso de Graduação