Medicina Veterinária*

Tools
Medicina Veterinária*
Presencial
Médico Veterinário
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Umuarama
Integral (I)
40
5 anos
8 anos
O objetivo do curso de Medicina Veterinária é formar profissionais generalistas, humanistas, capazes de atuar nas áreas de clínica médica e cirúrgica de animais domésticos e selvagens, no apoio ao diagnóstico (exames laboratoriais), bem como nas áreas de produção e inspeção de produtos de origem animal destinados ao consumo humano, produção animal (bovinocultura, suinocultura, avicultura, entre outras) visando o bem-estar animal e produção de alimentos destinados aos animais, além de atuar na preservação da saúde pública e em atividades voltadas a garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.

O curso de Medicina Veterinária visa formar profissionais capazes de observar, interpretar e analisar dados e informações; aplicar conhecimentos essenciais da Medicina Veterinária para a identificação e solução de problemas; que apresentem raciocínio lógico e análise crítica; correta expressão em língua portuguesa e que observem o Código de Ética Médico-veterinário.
Para tanto, os profissionais devem apresentar as seguintes habilidades:
- Interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfofuncionais;
- Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas;
- Identificar os agentes etiológicos e compreender a patogenia das diferentes doenças;
- Elaborar e interpretar laudos técnicos;
- Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, avaliando o impacto ambiental;
- Aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, alimentação, melhoramento genético e produção animal;
- Executar inspeção higiênico-sanitária e tecnológica de produtos de origem animal;
- Planejar, executar, administrar e participar de projetos de saúde e bem-estar animal e de tecnologia de produtos de origem animal;
- Planejar, executar, administrar e participar de projetos que visem à defesa do meio ambiente, da saúde pública e do bem-estar social;
- Aplicar conhecimentos nas cadeias produtivas, objetivando economia de mercado;
- Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e em equipes multidisciplinares.
O Agronegócio é de fundamental importância para a economia do Brasil. Por esta razão, o mercado de trabalho para o Médico Veterinário é amplo e sempre crescente, com diversas oportunidades por todas as regiões do país.

O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários – ou seja, saneantes destinados ao uso domiciliar -; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outros.

Desde 2011 o Médico Veterinário foi integrado às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF. Desde então os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.

É o Médico Veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.

São mais de 80 possíveis áreas de atuação dos Médicos Veterinários.

Registro de Curso de Graduação