Engenharia de Produção*

Tools
Engenharia de Produção*
Presencial
Engenheiro de Produção
Centro de Tecnologia - CTC
Maringá
Integral-Noturno (I-N)
120
5 anos
9 anos
O curso de Engenharia de Produção (campus sede) conta com quatro ênfases:
- Agroindústria;
- Construção Civil;
- Confecção Industrial - Software.

Compete à Engenharia de Produção o projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.
Com estas competências, o Engenheiro de Produção está habilitado a atuar no gerenciamento de sistemas de produção, em empresas pertencentes aos setores primário, secundário e terciário.
Para isto, é necessário que o profissional conheça o produto e seu processo de produção, devendo estar apto a integrar os conhecimentos tecnológicos aos de gestão e administração na concepção de sistemas produtivos.
Participa da gestão da produtividade e da qualidade com ênfase em competitividade, da gestão de sistemas de informação e da organização para otimização das tecnologias, custos e tempos de produção. Está apto a atuar em todas as atividades de gerência projeto de produto e da fábrica, planejamento e controle da produção, planejamento de serviços, logística e sistemas de apoio à decisão.
Estabelece planos e controle de acordo com normas de qualidade e padrões de produtividade, medidas de conservação de máquinas e equipamentos e manutenções programadas de forma preventiva e corretiva.
O curso forma profissionais com com habilidades para coordenar a integração entre pessoas, materiais, equipamentos e processos em áreas distintas.
O mercado de trabalho está na mineração, agroindústria, indústria siderúrgica, química, têxtil, mecânica, petroquímica, de alimentos, informática, empresas de projeto de engenharia e construção civil.
O profissional formado no curso de engenharia de produção na ênfase optada terá uma sólida formação científica, tecnológica e profissional que o capacita a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Registro de Curso de Graduação