All for Joomla The Word of Web Design

Programa de Pós-Graduação em Física

Tools
Nota 5
fisica
Programa de Pós-Graduação em Física
Ciências Exatas
Mestrado Acadêmico e Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Física (PFI) da Universidade Estadual de Maringá teve início em 1997 com o curso de Mestrado em Física e, desde 2000, conta com o curso de Doutorado Física. Desde seu início até 2020, o PFI titulou 215 Mestres e 124 Doutores com formação sólida em pesquisa científica e/ou tecnológica, muitos dos quais são hoje docentes em Instituições de Ensino Superior. O PFI conta atualmente com 20 docentes, dos quais 15 são bolsistas produtividade do CNPq (10 PQ-1 e 5 PQ-2). Esse quadro docente atua em diversas subáreas da Física e está organizado em 7 grupos de pesquisa: 5 realizam pesquisas experimentais e 2 estão mais concentrados em aspectos teóricos. Entre os grupos experimentais, o enfoque das pesquisas está na síntese e caracterização de materiais especiais, tecidos e outros sistemas biológicos, e também na investigação dos efeitos da interação da luz com a matéria. Já entre os grupos teóricos, os esforços se concentram em teoria elástica, difusão anômala e aplicações de métodos de física estatística para o estudo de sistemas complexos. Essa configuração faz o PFI ser um dos poucos programas em Física no Brasil cuja pesquisa é majoritariamente experimental/aplicada, uma característica alinhada com grandes centros mundiais e que atende aos anseios da CAPES.
O corpo docente do PFI encontra-se organizado em 7 grupos de pesquisa, dos quais 5 realizam predominantemente pesquisas experimentais e 2 estão mais concentrados em aspectos teóricos e aplicações. Os grupos experimentais são os seguintes:
- Grupo de Estudo de Fenômenos Fototérmicos;
- Grupo de Espectroscopia Óptica e Propriedades Termofísicas;
- Grupo para Investigação da Interação Luz-Matéria
- Grupo de Materiais Especiais;
- Grupo de Desenvolvimento e Inovação em Dispositivos Multifuncionais.
Já os grupos mais teóricos são os seguintes:
- Grupo de Fluidos Complexos;
- Grupo de Sistemas Complexos.
Andrea Paesano Junior, Antonio Carlos Bento, Antonio Medina Neto, Breno Ferraz de Oliveira, Francielle Sato, Gustavo Sanguino Dias, Haroldo Valentin Ribeiro (Coordenador), Ivair Aparecido dos Santos, Jose Eduardo Padilha de Sousa, Jurandir Hillmann Rohling, Klebson Lucenildo da Silva, Luis Carlos Malacarne, Luiz Fernando Cótica, Luiz Roberto Evangelista, Mauro Luciano Baesso, Nelson Guilherme Castelli Astrath (Coordenador Adjunto), Rafael Soares Zola, Renio dos Santos Mendes, Rodolfo Teixeira de Souza, Valdirlei Fernandes Freitas.
Haroldo Valentin Ribeiro
Nelson Guilherme Castelli Astrath