Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
Ciências Humanas Letras e Artes
Mestrado Profissional
A proposta de criação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UEM começou a ser elaborada no segundo semestre de 2008, a partir de uma solicitação da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá que, por sua vez, atendia a uma demanda do Governo do Estado do Paraná por meio da Escola de Gestão. Trata-se de uma proposta que prioriza a formação para a elaboração, implementação e gestão de políticas públicas, com vistas ao atendimento do setor público e das esferas do Governo, responsáveis por esta elaboração e monitoramento. Além disso, a opção pela modalidade profissionalizante atende às especificidades do público que se busca qualificar, ou seja, dos servidores públicos. Desde a sua criação o programa já formou dezenas de profissionais, contribuindo para a melhoria do serviço público paranaense, com pesquisas com potencial gerador de produtos e intervenções. Em 2019 ocorreram as defesas de trabalhos de conclusão de cursos da quarta turma. No final do mesmo ano houve o início da quinta turma, com a seleção de 30 profissionais. Objetiva-se, para o futuro, ampliar o perfil dos ingressantes.
As linhas de pesquisa contemplam pesquisas sobre formulação, implementação e modelos avaliativos de políticas públicas, bem como investigações acerca das relações entre instituições, atores coletivos e cidadãos no processo de gestão de políticas públicas nos mais variados setores.
Processos Participativos em Políticas Públicas;
Políticas de Saúde e Educação;
Políticas Públicas e Desenvolvimento;
Justiça, Segurança Pública e Cidadania.
Ana Lúcia Rodrigues, Antonio Rafael Marchezan Ferreira, Carla Cecília Rodrigues Almeida Silva (Coordenadora Adjunta), Celene Tonella, Éder Rodrigo Gimenes, Ednaldo Aparecido Ribeiro, Elflay Miranda, Érika Mendes de Carvalho, Fabíola Castelo de Souza Cordovil, Geovanio Edervaldo Rossato, Gisele Mendes de Carvalho, Isabel Cristina Rodrigues, José Antonio Martins, José Henrique Rollo Gonçalves, Kerla Mattiello, Lilian Denise Mai, Marivânia Conceição de Araujo, Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Paulo Roberto de Souza, Rafael da Silva, Simone Pereira da Costa Dourado, William Antonio Borges (Coordenador).
William Antonio Borges
Carla Cecília Rodrigues Almeida Silva