Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Tools
Nota 4
profhistoria
Ciências Humanas Letras e Artes
Mestrado Profissional
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) foi criado em 2013 (na Universidade Estadual de Maringá em 2016) e é oferecido em rede nacional. Configura-se como programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) e apresenta atualmente com nota 4.
Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, com fornecendo qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. Considera-se a inovação do ensino e aprendizagem histórica em sala de aula, de forma crítica e responsável, possibilitando a reflexão acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade.
Poderão participar do Exame Nacional de Acesso ao ProfHistória candidatos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura devidamente registrados no Ministério da Educação, que estejam ministrando aulas de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão - Desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc.
Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória - Desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral.
Saberes Históricos no Espaço Escolar - Desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola.
Ailton José Morelli, Angelo Aparecido Priori, Delton Aparecido Felipe, Isabel Cristina Rodrigues, Jaime Estevão Reis, José Henrique Rollo Gonçalves, Karla Maria da Silva, Leandro Brunelo, Márcia Elisa Teté Ramos (Coordenadora), Márcio José pereira, Neilaine Ramos Rocha Lima, Solange Ramos de Andrade, Renata Lopes Biazotto Venturini (Coordenadora Adjunta).
Márcia Elisa Teté Ramos
Renata Lopes Biazotto Venturini