Image

GRUPO COVID-19 e impactos no agronegócio e cadeias produtivas

Esta é uma iniciativa de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ligados ao Grupo de Estudos em Estruturas Coordenadas (GECOR) e aos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM) e em Economia (PCE/UEM).

No grupo “COVID-19 AGRO”, fazemos discussões em reuniões online e sintetizamos informações disponíveis em materiais científicos e não científicos que tratam dos impactos do COVID-19 no agronegócio e cadeias produtivas.

Com discussões em diferentes temas, a partir da leitura cuidadosa de materiais selecionados, elaboramos informes (releases) para representantes políticos, entidades do setor, produtores rurais, empregadores e empregadores na cadeia de alimentos e demais interessados em entender de maneira sintetizada e simplificada os impactos da COVID-19 no setor responsável por mais de um terço do PIB do nosso estado.

Inicialmente, são definidos seis temas diferentes: (1) Impactos socioeconômicos da COVID-19 no agronegócio e cadeias produtivas; (2) o papel do Estado no agro em tempos de COVID-19; (3) Impactos da COVID-19 no trabalho em cadeias produtivas; (4) COVID-19, saúde e segurança do alimento; (5) Suprimento e segurança alimentar em tempos de COVID-19; e (6) COVID-19, incertezas e perspectivas para o agronegócio e cadeias produtivas.

Recomendamos a leitura do texto introdutório.
Coordenação
Prof. Dr. Jose Paulo de Souza, doutor em Engenharia de Produção e Pós-doutor em Administração. Diretor da Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM). Professor do Departamento de Administração (DAD/UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM).

Profa. Dra. Sandra Mara de Alencar Schiavi, economista, doutora em Engenharia de Produção Agroindustrial e Pós-doutora em Economia Agrícola. Assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM). Professora do Departamento de Administração (DAD/UEM) e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM) e em Economia (PCE/UEM).

Entre em contato

OPINIÃO
A seção de OPINIÃO é uma abertura de espaço para contribuições externas ao grupo. Pesquisadores e representantes do setor são convidados a colocarem suas percepções sobre os impactos da COVID-19 nas atividades agropecuárias, no agronegócio e em cadeias produtivas. Nesta seção, o autor expressa sua opinião sobre temas específicos ou sobre a grande temática dessa iniciativa (COVID-19 e impactos no agronegócio e cadeias produtivas), segundo sua expertise e interesse. Agradecemos a contribuição dos autores, que se dispuseram a compartilhar seu conhecimento e colaborar com as discussões neste espaço. Boa leitura!

Temas