Flat View
By Week
Daily View
Today
I Seminário do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo): para além de uma História Acadêmica
De Terça-feira, 13 Junho 2023 -  8:00
Até Quinta-feira, 15 Junho 2023 -  5:00
Visualizações : 252

Site do evento:
Local de realização: Evento online
Data de início: 13/06/2023
Data de término: 15/06/2023
Inscrições a partir de: 15/05/2023
Público aproximado: 60 pessoas participantes
Informações extras:

O Laboratório de Estudos do Tempo Presente da Universidade de Maringá (LabTempo/UEM) está promovendo seu I Seminário de Pesquisas, no período de 13 a 15 de Junho de 2023, em formato online.

O objetivo é agregar pesquisadores de várias áreas do conhecimento historiográfico e das ciências humanas, em gera, e apresentar suas pesquisas atuais ou já concluídas.

O evento conta com seguinte programação: conferências e Mesas Redondas, Minicursos, e Simpósios Temáticos.

A inscrição é gratuita e está dividida em três modalidades: ouvinte, proponente de minicurso, apresentação de trabalho em STs. Estamos com inscrições abertas para ouvintes, proposta de minicurso e apresentação de trabalho.

As inscrições para proposição de minicurso estão limitadas a docentes e aos alunos/as de pós-graduação. Já as apresentações de trabalho são permitidas para graduandos/as, graduados/as, docentes e alunos/as de pós-graduação.
Os STs foram organizados de forma a agregar o máximo de pesquisadores/as possível atendendo aos seguintes eixos temáticos: 1) História do Tempo Presente; 2) Autoritarismo; 3) Ensino de História; 4) História e Internet; 5) História Cultural. Tais eixos tem seus resumos disponíveis no link: https://www.instagram.com/labtempouem/

Programação da conferência de abertura, encerramento e das mesas redondas (com transmissão pelo canal do LabTempo/UEM no Youtube):
13/06 – 9h – Mesa Redonda 1: “Entre História e Memória: para além de uma História Acadêmica” – Profa. Dra. Tânia Regina de Luca (UNESP-Assis) e Profa. Dra. Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)
13/06 – 19h30 – Conferência de Abertura: “Arte Pública e Cultura Histórica: perspectivas sobre temas sensíveis” – Profa. Dra. Luciana Marinho Evangelista (UEL/IFPR-Londrina)
14/06 – 19h30 – Mesa Redonda 2: “História para além da Academia: História de Maringá e Maringá Histórica” – Prof. Dr. Reginaldo B. Dias (UEM) e Miguel Fernando (UEM/Maringá Histórica)
15/06 – 19h30 – Conferência de Encerramento: “História e Historiografia Indígena: o Lugar do Historiador entre a Memória, a Oralidade e o Registro do Passado” – Prof. Dr. Éder da Silva Novak (UFGD).