Flat View
Até Quarta-feira, 29 Julho 2020
Visualizações : 358

Site do evento:
Local de realização: UEM/UEL - pelo canal do Youtube.
Data de início: 27/07/2020
Data de término: 29/07/2020
Inscrições a partir de: 20/07/2020
Público aproximado: 500 participantes
Informações extras:

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) promovem o “Seminário Integrado UEL-UEM: As Perspectivas para a Economia Brasileira Contemporânea” para debater as perspectivas para a economia brasileira nos cenários da pandemia e pós-pandemia da COVID-19. O evento será realizado de 27 a 29 de julho e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas entre os dias 20 e 26 pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Outras informações do evento podem ser obtidas no site do Departamento de Economia http://www.dco.uem.br/ ou no próprio e-mail do evento.
A coordenação do evento é conjunta entre os professores Robson Luis Mori, do Departamento de Economia da UEM, e Carlos Eduardo Caldarelli, do Departamento de Economia da UEL. O “Seminário Integrado UEL-UEM: As Perspectivas para a Economia Brasileira Contemporânea” será transmitido ao vivo pela plataforma Youtube.
Conforme o professor Robson Luis Mori, com o avanço da pandemia da COVID-19 a economia brasileira vem passando por um dos seus momentos mais difíceis da história. A queda do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020 certamente será significativa, em um contexto de elevação do desemprego, queda de rendas e salários e aumento da pobreza e da desigualdade econômica. No âmbito macroeconômico, a situação fiscal do país também se agrava profundamente com a crise. Além disso, a conjuntura econômica internacional aponta para um ambiente de muitas incertezas em relação ao fim da pandemia e ao processo de recuperação.
Diante deste cenário, o evento “Seminário Integrado UEL-UEM: As Perspectivas para a Economia Brasileira Contemporânea” procura abordar alguns temas relevantes da economia brasileira neste período de pandemia, em três painéis distintos: i) os principais impactos da pandemia COVID-19 sobre a economia brasileira: avaliações políticas; ii) os setores econômicos e os impactos da pandemia: o que vem depois?; iii) as questões sociais e o mercado de trabalho na economia brasileira atual. Estes painéis terão a participação de professores da UEM, da UEL e de outras importantes universidades brasileiras.
A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 500 pessoas, alunos de graduação e pós-graduação, professores e interessados em pensar a economia e a sociedade brasileira.

As informações gerais do evento seguem adiante:

Seminário Integrado UEL-UEM
As perspectivas para a Economia brasileira contemporânea
Realização: Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Período: 27/07/2020 a 29/07/2020
Horário: 19h30min às 21h10min
Painel 1. 27/07/2020 (Segunda-feira)
Os principais impactos da pandemia COVID-19 sobre a economia brasileira: avaliações e políticas
Horário: 19h30min às 21h10min
Painelista 1. Prof. Umberto Antônio Sesso Filho (UEL)
Painelista 2. Profa. Eliane Cristina de Araújo (UEM)
Mediador: Prof. Carlos Eduardo Caldarelli (UEL)
Painel 2. 28/07/2020 (Terça-feira)
Horário: 19h30min às 21h10min
Os setores econômicos e os impactos da pandemia: o que vem depois?
Painelista 1. Prof. José Ricardo Fucidji (UNICAMP)
Painelista 2. Prof. Guilherme Magacho (UFABC/FGV)
Mediador: Prof. Robson Luis Mori (UEM)
Painel 3. 29/07/2020