Calendário de Eventos

By Week
Daily View
Today
WORKSHOP "RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA SENSÍVEL COM FOCO A PESQUISADORES E ALUNOS DE ICT'S"
Quinta-feira, 04 Maio 2017,  8:00 -  5:00
Visualizações : 488
Site do evento: https://www.sympla.com.br/workshop-recuperacao-de-informacao-tecnologica-sensivel-com-foco-a-pesquisadores-e-alunos-de-icts__136824
Telefone para contato: (44) 3011-3861
Local de realização: Auditório do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM (Bloco B09)
Data de início: 04/05/2017
Data de término: 04/05/2017
Inscrições a partir de: 20/04 até 03/05/2017

Público aproximado : 30 participantes
Informações extras: O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá (NIT-UEM), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), promoverão nos dias 03 e 04 de maio atividades comemorativas alusivas ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado no dia 26 de abril.

Este segundo Workshop, com o título "Recuperação de Informação Tecnológica Sensível com Foco a Pesquisadores e Alunos de ICT´s - Patentes como Fonte de Informações Tecnológicas", está estruturado com uma parte teórica e uma parte prática. Na etapa teórica serão tratados de temas relacionados à importância da recuperação de informação tecnológica, empregando-se buscas em bases de documentos patentários como lastro para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas (da Pesquisa Básica à Inovação) - A Tripla Hélice e O Quadrante de Pasteur.

O evento é voltado especialmente aos alunos que ainda estejam elaborando seu TCC, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, visto que as informações do workshop podem ser aplicadas à prática de seus trabalhos antes da sua apresentação.

Palestrante: Douglas Alves Santos
Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Mestre em Engenharia de Processamento Químico de Petróleo e Gás Natural pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). De 2002 a 2003 foi pesquisador CNPq em nível de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI). Em 2003, iniciou uma pós-graduação em nível de doutoramento, no Departamento de Energia Nuclear da UFPE (interrompido). É pesquisador em Propriedade Industrial desde 2006 no INPI, atuando como examinador de patentes e, de 2011 a 2016, ocupou a função de coordenador adjunto do Programa das Patentes Verdes do Escritório Brasileiro de Patentes. Doutor em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), Douglas tem experiência e atua nos seguintes temas: Propriedade industrial (Informação Tecnológica, Patentes & Transferência de Tecnologia); Inovação; Tecnologias verdes; Desenvolvimento susten tável; Combustão; Gaseificação; Geração de Energia; Leito fluidizado; Modelagem e Simulação Computacional, e, Otimização de Processos com redes neuronais (neurais).

Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados e serão realizados no Auditório do NIT-UEM, localizado no Bloco B09 da Universidade, sempre das 9h às 17h.

Será obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição para ter acesso ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda pelos telefones 3011-5084 ou 3011-3861.