All for Joomla The Word of Web Design

Sidebar

02
Qui, Dez

O sofrimento sociopolítico e a clínica psicanalítica em tempos de pandemia

Tools
18-06-2020
18-06-2020
Videoconferência com a professora Miriam Debieux Rosa (USP).

Horário: das 18 às 20 horas.

A psicanalista Miriam Debieux Rosa, professora do Programa de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo, irá ministrar uma videoconferência com o tema O sofrimento sociopolítico e a clínica psicanalítica em tempos de pandemia.

A live é dirigida a acadêmicos de graduação e de pós-graduação e profissionais da psicologia e áreas afins. A iniciativa é do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM.

As 150 vagas ofertadas já foram preenchidas. Os inscritos receberão o link da videoconferência pelo e-mail informado no ato da inscrição.
A conferencista coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração, da USP. Suas pesquisas e produção científica concentram-se, particularmente, sobre a dimensão sociopolítica do sofrimento, a clínica do traumático, as expressões da violência; violação de direitos; as modalidades de resistência e enfrentamento dos sujeitos nas situações de vulnerabilidade; a construção/transformação do laço social na contemporaneidade; a imigração e migração; responsabilidade e responsabilização; crianças e adolescentes.

É autora do livro Histórias que não se contam: psicanálise com crianças e adolescentes, reeditado pela Editora Casa do Psicólogo, em 2010, co-organizadora do livro Debates sobre a Adolescência Contemporânea e o Laço Social, editado pela Juruá Psicologia Editora, RGS, em 2012 e do livro Desejo e Política: desafios e perspectivas no campo da imigração e refúgio, pela Editora Max Limonad em 2013.

Publicou o livro A clínica psicanalítica face ao sofrimento sociopolítico (2016), pela Ed. Escuta e Fapesp, que conquistou o primeiro lugar no prêmio Jaboti 2017, psicologia e psicanálise.