Sidebar

19
Sex, Abr

Digital Production and Reinvention/DPR: Desenvolvimento, Propósito e Reinvenção Digital da Produção no Cenário da Pandemia - Mini curso: Tópicos de Física do Eletromagnetismo: De Coulomb à Maxwell

Tools
24-06-2020
28-08-2020
O curso tem como objetivo fomentar alunos dos cursos de exatas, em especial de Física, com assuntos correlacionados aos conteúdos programáticos presenciais, principalmente do curso regular de graduação Física Geral III, suspensos devido a pandemia do Covid-19. Será realizada uma revisão crítica dos eventos relacionados ao eletromagnetismo e desenvolvimento matemático das teorias em questão. Dessa forma, o curso apresentará uma contextualização histórica-teórica dos eventos relacionados a eletricidade e ao magnetismo, bem como a unificação dessas teorias. Abordará conceitos gerais e específicos, desde a definição de carga elétrica e processos de eletrização até a compreensão das tão famosas equações de James Clerk Maxwell.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Lei de Coulomb, Campo Elétrico, Lei de Gauss, Potencial Elétrico, Capacitância, Corrente e Resistência, Força Eletromotriz e Circuitos Elétricos, Campo Magnético, Lei de Ampère, Lei da Indução de Faraday, Indutância, Propriedades Magnéticas da Matéria, Oscilações Eletromagnéticas, Correntes Alternadas, Equações de Maxwell.

CARGA HORÁRIA E PERÍODO

Carga horária total: 60 h.

Quartas-feiras: Das 19:30h às 22h:30.

Adicionado de encontros de 2h para resolução de exercícios, com horários preestabelecidos.