Sidebar

Qui, Maio

Maringá de todos os Santos?

Tools
17-10-2023
É com imensa alegria que nós do Grupo de Pesquisa em História das Crenças e das Ideias religiosas (HCIR-UEM) convidamos você para este encontro especial, organizado a partir das confluências entre saberes universitários e afrorreligiosos.

- Mãe Clô, liderança Umbandista atuante em Maringá há quase 40 anos.
- Mãe Glória, liderança do Tambor de Mina atuante em Maringá há quase 20 anos.
- Eronildo da Silva, pesquisador e autor da obra Maringá de todos os Santos? Orixás, Voduns, Inquices e Guias.
- Roda do Encanto, grupo que se organiza a partir do Maracatu, fé e resistência, no ecoar dos tambores.
- Feira Ebó Dengo com Arte, moda, decoração, beleza, comidinhas e valorização do trabalho de afroempreendedores maringaenses.
- Mediação da Profª Vanda Serafim (DHI-PPH/UEM), pesquisadora responsável pelo HCIR.

O encontro visa credibilizar e fazer emergir o conhecimento de uma face da cidade de Maringá, distinta daquela apresentada pela memória oficial, reposicionando a importância de saberes, vivências e trajetórias tantas vezes apagados e silenciados pelo “carrego colonial”.

Será uma oportunidade única para conhecer de perto histórias e culturas afro religiosas da nossa cidade. Caminhos abertos e contagem regressiva!

Data: 17/10/2023
Local: Auditório do Bloco B33 - Universidade Estadual de Maringá