All for Joomla The Word of Web Design

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Tools
Nota 5
geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Ciências Humanas Letras e Artes
Mestrado Acadêmico e Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem como Área de Concentração a “Análise Regional e Ambiental”, com duas linhas de pesquisa: “Produção do Espaço e Dinâmicas Territoriais” e “Análise Ambiental”. O PGE foi o primeiro Curso de Geografia do Estado do Paraná, em nível de Mestrado, aprovado pela UEM e CAPES (1997) e iniciou suas atividades em 1998. Após 10 anos, em 2008, iniciou o curso de doutorado.
Até o ano de 2020, foram concluídas no PGE 354 dissertações de mestrado e 99 teses de doutorado. As pesquisas foram desenvolvidas, principalmente com ênfase nas demandas geográficas das regiões Norte-Central e Noroeste do Estado do Paraná.
Os grupos de pesquisa do PGE (http://www.pge.uem.br/grupos-de-pesquisa ) contribuem de forma significativa no desenvolvimento das investigações em Geografia e áreas afins, uma vez que seus docentes são líderes ou integrantes de diferentes grupos de pesquisa, cadastrados junto ao CNPq, o que fortalece quantitativa e qualitativamente a produção científica gerada pelos seus integrantes, bem como proporciona uma interação dinâmica com grupos de pesquisas afins de outras Instituições.
Os integrantes do PGE (docentes e discentes) coordenam a dinâmica da Revista Geoingá (https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Geoinga), contribuindo na disseminação dos resultados de pesquisas em artigos originais em todas as áreas relevantes da Ciência Geográfica e transversais das Ciências Humanas e Ciências da Terra.
Análise Ambiental: linha voltada ao estudo das questões ambientais em seus vários aspectos, especialmente pelas transformações ocorridas no meio físico e natural e suas respectivas implicações ambientais.
Produção do Espaço e Dinâmicas Territoriais: linha que agrupa os estudos direcionados a questões socioespaciais urbanas, agrárias, econômicas e demográficas.
Permanentes: Ângela Maria Endlich, Bruno Luiz Domingos De Angelis, Cintia Minaki, Claudivan Sanches Lopes (Coordenador), Cleverson Alexsander Reolon, Edison Fortes, Fabiola Castelo de Souza Cordovil, Hélio Silveira, Henrique Manoel da Silva, Juliana de Paula Silva, Leonardo Dirceu Azambuja, Maria das Graças de Lima, Maria Eugenia Moreira Costa Ferreira, Marta Luzia de Souza (Coordenadora Adjunta), Oseias da Silva Martinuci, Valeria Lima. Colaboradores: Fernando Luiz de Paula Santil, Mauro Parolin. Voluntários: Elpídio Serra, Nelson Vicente Lovatto Gasparetto, Maria Teresa de Nóbrega.
Claudivan Sanches Lopes
Marta Luzia de Souza