Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tools
Nota 4
pos-arquitetura-urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tecnologia
Mestrado Acadêmico
O Programa tem como objetivo geral a formação de pesquisadores aptos a atuarem com visão integradora e sistêmica, com respaldo histórico-cultural, para incrementar as iniciativas de planejamento e expansão das cidades; para atuar na consultoria e junto a órgãos públicos; para subsidiar reflexões sobre o ambiente edificado, agregando valor à sua produção a partir da consideração de metodologias universais e do contexto regional; e para atuar no processo de produção do ambiente construído, tornando as cidades mais sustentáveis.
As pesquisas desenvolvidas abarcam um grande rol de temáticas: discussão de referências e de processo projetual a partir da circulação de ideias, suas ressonâncias nas cidades paranaenses; a definição de parâmetros e diretrizes projetuais para flexibilização de projetos, parametrização para subsídios de projetos, avaliação e diretrizes para habitação de interesse social, espaços públicos e espaços livres; requisitos, custos-meta, agregação de valor, avaliação da organização dos espaços resultantes; novas tecnologias e desenvolvimentos de materiais; assim como a mensuração do comportamento humano, com foco na humanização, acessibilidade, prioridades e preferências de usuários e capital social; mobilidade, estruturação espacial e ecológica.
Referências projetuais: história, modelos e ideias. Foca na sistematização do processo de concepção e de desenvolvimento de ideias projetuais.
Avaliação e subsídios para projeto: processo e produto. Busca a avaliação dos impactos da concretização destas ideias e do desempenho das edificações e dos espaços urbanos.
André Augusto de Almeida Alves, Beatriz Fleury e Silva, César Imai, Ercilia Hitomi Hirota, Fabíola Castelo de Souza Cordovil, Gislaine Elizete Beloto (Coordenadora Adjunta), Humberto Tetsuya Yamaki, Jorge Daniel de Melo Moura, Juliana Harumi Suzuki, Karin Schwabe Meneguetti (Coordenadora), Leonardo Cassimiro Barbosa, Mariana Ragassi Urbano, Marieli Azoia Lukiantchuki, Mauricio Hidemi Azuma, Milena Kanashiro, Renato Leão Rego, Ricardo Dias Silva, Rovenir Bertola Duarte, Sidnei Junior Guadanhim, Vera Lucia Tieko Suguihiro.
Karin Schwabe Meneguetti
Gislaine Elizete Beloto